quinta-feira, 16 de maio de 2013

FELICIDADE ?

PESSOA   FELIZ

Este é um assunto complicado. Uma seara na qual, entrando-se, é muito difícil sair.
O que seria uma pessoa feliz ?
Que pergunta !
Antes, talvez, devêssemos indagar: O estado de felicidade é permanente ou meramente transitório ?
Se é transitório, teríamos apenas momentos felizes. Estes momentos não teriam continuidade.
Se permanente, devo imaginar que o estado de felicidade seria relativamente constante. A isso devo supor que esta circunstância não é, pelo menos, comum às pessoas que conheço.
Imagino que sentir-se feliz é um estado mais ou menos transitório. Vai e volta e volta e vai. Isso porque temos dissabores mais ou menos constantes.

TRABALHANDO A FELICIDADE


O estado de felicidade permanente, se assim podemos chamá-lo, é exatamente um processo de lidarmos com os momentos infelizes que vivemos em um determinado momento.  Indiscutivelmente a fé, para os que a tem e professam, é um meio de conferir uma espécie de compreensão para as horas tristes, com as quais consolamo-nos dando-as por inevitáveis neste mundo.
Não creio que sem esta resignação de aceitação alegre com os fatos desta vida, possamos ter algum consolo de esperança neste mundo. Não creio, também, que esta visão de resignação voluntária seja uma farsa e, tão pouco, uma fantasia. Creio, ao contrário, que esta atitude mental cria mesmo uma certa alegria em nós mesmo dentro dos piores momentos neste mundo.

RISO FELIZ 

Já os instantes de felicidade, onde tudo nos parece pleno e cheio de alegria, esperança e amor pelo mundo, imagino que sejam poucos e, por isso, quando os temos agradeçamos a um Deus qualquer, pois são realmente de grande valia a nossa vida.
Tenham, todas(os) um ótimo fim de semana.
Abraços.
J. R. M. Garcia.