sexta-feira, 24 de maio de 2013

O POBRE MAIS RICO DO MUNDO



















VÁRIAS FOTOS DE MUJICA

    Quem é Mujica ?
   Um pastor ? Um pobre andarilho ? Um paladino da pobreza ? Um padre católico ? Uma espécie de Diógenes ?
    Se você quiser, duvide. Se achar que o conhece, diga. Mas se achar que não conhece, dê respeitosas gargalhadas pela originalidade.
    Claro que Mujica, (pronuncia-se “murrica”), é sim uma pessoa simples, pobre, sem grandes pretensões.
    Mas de fato, quem ele é ?


       Nada mais nada menos que o Presidente da República Oriental do Uruguai, uma nação de 3,3 milhões de pessoas, um dos países economicamente mais desenvolvidos da América do Sul, com um dos maiores PIB per capita, em 48º lugar no índice de qualidade de vida (2011) e o 1º em qualidade de vida/desenvolvimento humano na América Latina. A Reader's Digest classificou o Uruguai como o nono país "mais habitável e verde" do mundo e o primeiro nas Américas.

CAPITAL DO URUGUAI

      O país é uma democracia constitucional, onde o presidente cumpre o papel de chefe de estado e chefe de governo.
      O Uruguai foi o primeiro país sul-americano a legalizar uniões civis do mesmo sexo e de sexos opostos a nível nacional; o primeiro a permitir a adoção gay e a testar o cultivo de cânhamo. Entre os anos de 2007 e 2009, O Uruguai foi o único país das Américas que não passou por uma recessão econômica técnica (2 trimestres consecutivos de retração). O Uruguai é reembolsado pela Organização das Nações Unidas pela maioria dos seus gastos militares, visto que a maior parte desses gastos é implantada nas forças de paz da ONU. Em 2009, o Uruguai se tornou o primeiro país do mundo a oferecer um laptop e internet grátis sem fio para cada criança do ensino primário.


      Mas que Presidente é esse ?
      “É o Presidente mais pobre do mundo”. Vive em uma chácara e doa 90% todo salário.
      “Ele é, com certeza, um dos presidentes mais diferentes que você já viu. Além de doar quase todo o salário que recebe, ele não quis saber de morar no palácio e escolheu como residência oficial uma chácara bem simples.”
Poucos quilômetros fora da capital Montevidéu, já saindo do asfalto. Na curva, se avista um campo de acelga. Mais à frente, um carro da polícia e dois guardinhas: o único sinal de que alguém importante vive na região.”

MUJICA DEBRUÇADO NA CERCA DA HUMILDE CASA ONDE RESIDE

Que cidadão é, exatamente, esse ?
O morador ilustre é José Alberto Mujica Cordano, conhecido como Pepe Mujica, presidente do Uruguai.
O Presidente justifica-se nestas palavras.  “Primeiro, eu ficava feliz se me davam um colchão. Depois, vivi muito tempo em uma salinha estreita (estava preso), e aprendi a caminhar por ela de ponta a ponta”.
No bairro Prado, a paisagem é de casarões antigos, da velha aristocracia uruguaia. É onde está a residência Suarez y Reyes, destinada aos presidentes da República. Esse deveria ser o endereço de Pepe Mujica, mas ele nunca passou sequer uma noite no local. O palácio de arquitetura francesa, de 1908, só é usado em reuniões de trabalho.

Algumas frase lapidares e polêmicas de Mujica.

“Estamos governando a globalização, ou a globalização é que está nos governando?”

“Pobres não são aqueles que têm pouco, mas aqueles que querem muito”,

“O que nos preocupa não é tanto a droga. O que nos preocupa até a morte é o narcotráfico, uma coisa diferente”.

“A maneira tradicional [de combate às drogas] não está funcionando. Alguém tem que ser o primeiro a tentar isso”.

“Existe uma esquerda que se esqueceu de lutar pelo poder e agora se entretém em discutir o casamento igualitário. Mas os casais do mesmo sexo sempre existiram”.

Livre, independente, este é o Presidente mais pobre da América e o mais animicamente rico de todos. Quase um pensador ou, quiçá, o seja. 
Um ótimo fim de semana a todos vocês amigas(os).
J. R. M. Garcia.