sábado, 26 de janeiro de 2013

=MAL MENOR=

SANTO   AGOSTINHO

Santo Agostinho, um dos maiores filósofos da antiguidade religiosa, deu aos primórdios da Igreja, um sustentáculo inigualável às suas ideias. Antigamente a Igreja Católica não era atrasada como hoje. Nela existiu filósofos e pensadores.
Foi ele quem, em CONFISSÕES, ao estudar em profundidade a graça divina, não entendo sua distribuição entre a humanidade, deu-a como um milagre insondável.

MAFIOSO E DEVASSO ITALIANO 

E na verdade tal fato é, realmente, um mistério frente a existência de Deus. Crianças inocentes e pobres nascem já com doenças incríveis e incuráveis, quando um Berlusconi da vida enche-se de vigor e riqueza, roubando a Itália e escandalizando a Humanidade.
Este fato intrigou-me também por muito tempo.
Mas outro dia ouvi uma frase simples, sem maiores pretensões: “Tudo tem um sentido.”
E tem ?
Tem. 

PLANETA  TERRA

Não há um órgão de seu corpo que não tenha função específica.
O planeta todo, embora com aparência completamente heterogênea é, na verdade, homogêneo e sincrônico. A terra é um órgão uno, interdependente,  próprio em seu viver, substituindo de si o quê é desnecessário e criando o útil à sua continuidade.
Obedece ao texto: “Tudo tem um sentido.”
Mesmo os canalhas tem sentido. Ainda que como exemplo negativo, a vida de Sarney em suas falcatruas, tem sentido do que não devemos imitar.

PARACELSO

Paracelso, pseudônimo de Phillipus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim. Ele é considerado por muitos como um reformador do medicamento. Outros elogiam suas realizações em Química e como fundador da Bioquímica. Ele aparece entre cientistas e reformadores como Andreas Vesalius, Nicolau Copérnico e Georgius Agricola, e, portanto, é visto como um moderno.
Este médico, tendo meios para curar um Rei renascentista recusou-se a fazê-lo sob a alegação de que, se fizesse a dita Majestade morreria de outra muito pior. Por isso foi punido, mas não o fez.
Por quê ?
Porquê “tudo tem um sentido”.
O que parece o caos a alguns é um exemplo aterrador para outros que buscam evitá-lo.

ARISTÓTALES 

Aristótales também pensou assim em sua norma de que “a cada ação cabe uma reação igual e contrária”.
E esse é o mistério da graça.
Aí reside sua súmula.
Um ótimo domingo amigas(os)
J. R. M. Garcia 

CONTRIBUIÇÃO: ANA CARVALHO