quarta-feira, 16 de novembro de 2016

( CRÔNICAS E CONTOS) "ÓDIO" - Borges e Garcia-



ÓDIO

rua do assassinato
   O ódio, até onde me compreendo, causa-me fúria.
   Desta fraqueza não consegui livrar-me. E não me arrependo.
 Antes de ontem, ao entardecer, uma menina e um rapaz –provavelmente namorados- em um bairro de classe média  baixa, desciam a rua movimentada de sua casa para comprarem um sanduíche na esquina e retornarem a sua casa. Ela de tênis novos e ele mais usados. Ela feliz, olhando de minuto a minuto seus tênis novos, como acontece a todos nós. Afortunados, (pois era este seu único bem que  possuía), sem compromissos, exibindo talvez sua aquisição. Ela -vi na foto da TV- fraquinha, para não dizer raquítica.
   De repente, sem qualquer postura ameaçadora um miserável, montando uma moto mandou, de arma em punho, que ambos tirassem os tênis.
    Queria roubar. O rapaz tirou mais rápido e ela demorou um minuto mais. Foi assassinada com um tiro na cabeça em plena calçada e o meliante se foi com o par de tênis do rapaz.
    Tudo isso é horrivelmente triste, mas o mais triste ainda estava por vir. Sua mãe, entre as lágrimas pela filha morta, dizia que os tênis haviam sido comprados à prestação junto com os lamentos.
     Mundo miserável !
    Será que este comerciante tem a mesma desdita de cobrar as prestações ou os arrancou de seus pés gelados da jovem assassinada?
     Não sei.
     Chorei copiosamente de puro ódio e total impotência.
     J. R. M. Garcia.