quarta-feira, 10 de abril de 2024

PAIXÃO E AMOR - CONTOS E CRÔNICAS - GARCIA

PAIXÃO  E  AMOR


           Melhor que eu, assim alguns autores conceituam a paixão: 


        "Paixão é um sentimento humano intenso e profundo, marcado pelo grande interesse e atração da pessoa apaixonada por algo ou alguém.
         A paixão é capaz de alterar aspectos do comportamento e pensamento da pessoa, que passa a demonstrar um excesso de admiração por aquilo que lhe causa paixão. A impulsividade, o desespero e a inquietação são outras características que costumam estar associadas ao sentimento de paixão.
     Todas as pessoas podem se apaixonar e a qualquer momento, dependendo de diversos fatores associados com os gostos, preferências e referências que cada indivíduo possui.
     Quando uma pessoa está apaixonada por outra, por exemplo, um dos principais sintomas é a intensa atração sexual e o desejo de estar na companhia desta."

         Semelhantemente se dá no tratamento com o conceito de Amor.

     "O amor verdadeiro é aquele onde nada abala e que resiste a qualquer dificuldade, fazendo com que o casal fique unido nos momentos ruins e celebre todos os momentos alegres juntos.
     Amor verdadeiro é um tema muito discutido, muitas pessoas duvidam se ele realmente existe. Com a promiscuidade existente, muitas pessoas deixaram de acreditar no amor verdadeiro, e isso geralmente acontece depois de vivenciar experiências ruins, como traição, falta de confiança, humilhação e etc.
     Alguns afirmam que o amor verdadeiro só acontece quando as duas pessoas têm amor por elas próprias.
     De igual forma, o amor verdadeiro vai muito além do romantismo e do erotismo, sendo também tido por construções várias de nossos sentidos humanos.  
         Nestes conceitos variados, um e outo confunde-se.
        Há uma expressão  comum de alta irrealidade aceita em ambas definições. Existe um  elo de um laço comum entre ambos: os dois são expressão de altas emoções que embotam a racionalidade.
      Em ambas conceituações, o componente irracional da "escolha" confunde a racionalidade. Turva e deixa vesga a razão.
     Aqui é onde entra-se a sabedoria para distinguir e proceder a diferenciação entre a PAIXÃO E O AMOR. 


                                      J. R. M. Garcia