quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

REVOLTADO (CRÔNICAS E CONTOS)

 REVOLTADO 

                                                                                                
            Corta meu coração ver isso.
            Sei. 
            Justifica-se. Explica-se. Arrazoa-se. Pode-se escrever textos e textos sobre isso. Continuo sem entender. 
            Uma vendendo água para viver. Outro espancando-a por trabaçhar.
            Meu consolo é escrever aqui, já que, impossibilitado por uma cardiopatia, sou quase que inválido. Como estudante fui um militante da UNE, em 1964. Era eu, à época, presidente da FURP (Federação Universitária de Ribeirão Preto) e fui punido, no que estavam certos os que me puniram. Devia estar estudando.   
            Consta que São Lucas, o evangelista que não conheceu Jesus, em determinado momento de sua vida perdeu em um só dia sua mãe, sua amada e sua irmã. Se não em um dia, em dias próximos.
            Ele era cristão e revolta-se contra Deus. Maldiz a figura de todos cristãos, tendo-os como fariseus, incréus, levianos. A par disso era um médico excepcional. Tinha tido grandes  médicos como mestres. É dele a frase: "A doença nasce na alma e depois conquista o corpo".
            E São Lucas, revoltado e triste, muda-se de cidade em cidade, sempre com espírito dessossegado. Veja que ele acreditava em Deus e, ao mesmo tempo, "brigava" com Deus. Terrível contradição de sua alma. Mas, um dia, ele entende que "a Justiça de Deus não é análoga a justiça dos homens." Apascenta-se e entrega tudo nas mãos de Deus. 
            Conhecedor da "passagem" lastimosa deste evangelista, aceito sem nada entender a Justiça de Deus.
            Nada posso fazer. E, como tal, nada a questionar. Vou cumprindo minha cruz até o fim. Oro para os demais. 
            Abração amigos. 
            
               J. R. M. Garcia.