sábado, 29 de setembro de 2012

INVEJA

IMAGEM DA INVEJA 

Confuso em outras ocupações deste mesmo Blog, deixei este tema esquecido, sem desenvolvê-lo com a seriedade que merece. Abaixo repito o que afirmei no dia 26/09/2012, na Crônica “INCAPACIDADE & INDECISÃO”.
"A inveja é um sentimento tão forte, que penso transcender o ser humano e habitar até os animais ditos irracionais.
Pela mitologia bíblica, a razão do primeiro crime foi provocada pela inveja.  Ali consta que Caim matou Abel não foi para furtar, por vingança, por cobiça, por raiva, por traição e por razões outras. Foi sim pela inveja.  
 E, por quê ali consta a inveja como a razão não do segundo, do terceiro, do quarto e de outros crimes ? Faz constar especificamente este como o primeiro crime cometido na Humanidade.
Isso sempre intrigou-me. Imaginava que o primeiro seria por furto. Não o é na fundamentação bíblica.
Este sentimento é realmente danoso, não só pelo mal consciente que causa, mas muito mais pelas razões inconscientes que o motivam."
MITOLOGIA
Claro que a Mitologia como História, é uma fonte inútil de informação. Mas não o é como manancial de análise de nosso inconsciente. É nela que repousam as origens de nosso comportamento psicológico na forma mais simples e singela de nossas emoções. É nisso que repousa seu valor.
Deste modo, citar aqui os valores mitológicos bíblicos, são realidades transcendentais.
Assim indago-me: Que estranha força é essa que emana da inveja a destruir tudo que se lhe passa à frente?
Caim era irmão de Abel. E o mata.
Como ? !
Estranho que seja este o destaque do primeiro crime mencionado pela Bíblica: assassinato entre irmãos.

Pela ordem, à moda dos advogados, declinarei minhas dúvidas sobre este curioso sentimento destruidor.
  
1º)-O que vejo em primeiro plano na inveja, é uma  força capaz de provocar a irracionalidade nas pessoas. Conscientes ou não, ela provoca sentires da ordem mais baixa dentro de nossa alma;
2º)-Ela ocorre exatamente nas pessoas que mais nos são próximas. Nunca entre seres distantes. Posso invejar Obama, mas nenhum efeito lhe trará. Não nos conhecemos, ora. Mas posso invejar meu filho, meu vizinho, minha esposa, meus amigos, meus “inimigos”, minha nora etc. Eles estão próximos. 
3º)-A inveja, possivelmente, começa com uma grande admiração que vai crescendo até que, no final, vemo-nos na condição de invejosos e, ai, então, não conseguimos mais trazer à consciência este sentimento tão profundo que sentimos;
4º)-A inveja é contagiosa. Ela é estranhamente insidiosa. É porca, por assim dizer. Sem que saibamos, o invejoso vai contaminando seus semelhantes por várias maneiras de forma a não percebermos que estamos “caindo na dele”, até que, quando vemos, já nem sabemos mais em que o próximo nos causa de tão mal;
5º)-A inveja é extremamente destrutiva não porquê desejemos causar o mau diretamente a nosso próximo, mas por ignorarmos sua existência em nós e, assim, causamos um mau imenso sem que nós mesmos saibamos exatamente (porquê ela é dissimulatória). Ela lança aqui e ali traços de críticas pessoais, sob a forma astuta de elogios sinceros e vai-se plantando ferinos falsos julgamentos. Difícil perceber esta estratégia que ela faz conosco sem nossa própria percepção.
6º)-A inveja causa males terríveis sobre suas vítimas, sendo que estas sequer percebam de onde lhe é destilado o veneno.
7º)-Há pessoas mais sensíveis a esta doença, pois imagino tratar-se de uma patologia. E a primeira vítima (coitada !) é o invejoso(a) mesmo, já que carrega dentro de si a enfermidade.
8º)-A cura para o invejoso, seria ele mesmo admitir espontaneamente que tem inveja de fulano de forma clara e precisa, o quê é quase impossível.
O PENSADOR  (RODIN)
 Outras análises mais profundas podem ser feitas, mas não aqui em um simples Blog.
 A defesa contra a inveja   -o único meio que imagino-   seria o afastamento da pessoa que o tem e o dissemina,  sob elogios dissimulados insidiosamente, entre seus conhecidos e amigos.
  No mais, precisaria pensar muito caso a caso. E isso não é possível.
  Tenham um ótimo domingo e muito cuidado com os invejosos de toda ordem, pois ele está a seu lado. -rs-
        J. R. M. Garcia.