domingo, 23 de setembro de 2012

=A UM PASSO DA GUERRA=

ESTREITO DE ORMUZ

Amigos.
Uma crônica como esta que vai hoje, é lamentável. A rigor não deveria colocá-la em um domingo. Porém, a gravidade do assunto é muito sério.
Vamos lá.
O Estreito de Ormuz está situado na entrada do Golfo Pérsico, entre Omã, localizado na Península Arábica e o Irã. Trata-se de uma via marítima estratégica por onde transita mais de 40% do petróleo mundial e 20% de transporte marítimo mundial. De pequena extensão, tem 54 km de largura mínima e seu trecho mais largo não passa de 100 km. Esta é uma via crucial para todo escoamento do petróleo para todo Ocidente.
Dá-se que, por convênios firmados entre os vários países do Globo é uma via de controle internacional livre, por onde navios trafegam sem qualquer embaraço. O Presidente do Irã quer impedir o transito de petroleiros por este local, colocando a Europa de joelhos todo Ocidente. 
LULA & MAHMOUD

O Irã, um país gerido pela religião islâmica, tendo como representante político o Presidente Mahmoud Ahmadinejad.  Assumiu o primeiro mandato em 3 de agosto de 2005 e, de então para cá, detêm poder obsoluto. Consta que é um tuberculoso crônico e sofre blenorragia incurável. Formou-se em Engenharia de Transportes em uma faculdade local e é amigo pessoal de Lula. Segundo informações, desconsidera os não muçulmanos como seres humanos, declaração esta que fez repetidas vezes. Enfim, é um islamita radical, populista, palanqueiro e falastrão como o próprio Lula.
Este homem ameaça fechar o transporte pelo estreito de Ormuz, impedindo o envio do petróleo dos paises vizinhos para o Ocidente e elevando o preço deste acima de 200 dólares.

FÁBRICA DE BOMBA ATÔMICA RUSSA NO IRÃ

A Rússia planeja finalizar a construção da usina nuclear de Bushehr, no Irã, até dezembro, declarou na última quarta-feira (6) o chefe de departamento da empresa de exportação das tecnologias nucleares russa Atomstroiexport, Ígor Mezenin.
O Irã, de alguns anos para cá, cismou de criar uma bomba atômica sob a inspiração de Mahmoud, com o fito de sufocar a liderança local de Irsael. Mentindo deslavadamente pra a ONU de que seus projetos eram pacíficos, este ano esta entidade rejeitou seus argumentos, proferindo, em votação unânime, que os fins não são pacíficos, sob os protestos da Russia e China.
É histórico no passado Mahmoud, que durante a revolta estudantil, exerceu as funções na qualidade de carrasco, como executor pessoal em “delitos” dos demais estudantes seus companheiros. Enfim, não é pessoa de bom convívio  -não porque porta arma em todos compromissos oficiais ou por suas doenças particulares- é mesmo de índole violenta.






FROTA DE 25 PAÍSES NO GOLFO

Após a resolução unânime da ONU, de que o Irã fará mesmo a bomba atômica até o fim do ano, informa hoje pelo matutino respeitado em todo mundo,  Sunday Telegraph: Armada de poder naval internacional concentrando no Golfo”. Continuando a notícia: “Cruzadores, porta-aviões e caça-minas de 25 países estão convergindo para o Estreito de Ormuz, incluindo os Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos. A força multi-nacional naval no Golfo inclui três porta aviões norte-americanos de classe Nimitz, grupos de transporte, cada um dos quais tem mais aeronaves do que o complemento de toda a força aérea iraniana.”
E completa o Sanday Telegraph: “Ao mesmo tempo, como as manobras ocidentais no Golfo, os britânicos,  que inclui o HMS Illustrious, equipados com helicópteros de ataque Apache, juntamente com o porta-aviões francês Charles de Gaulle - será a realização de um exercício naval no leste do Mediterrâneo. The task force could easily be diverted to the Gulf region via the Suez Canal within a week of being ordered to do so. A força-tarefa poderia facilmente ser desviado para a região do Golfo, através do Canal de Suez, uma semana após ser condenada a fazê-lo.”
A um passo da guerra.
J. R. M. Garcia.