quarta-feira, 24 de outubro de 2012

BREVE HISTÓRIA DA VALSA -(BLOG MUSICADO)-

VALSA

         De hoje em diante este Blog será musicado, especialmente com valsas.
      E, por falar nisso, uma breve história da valsa que, com quase toda certeza, todos vocês conhecem.
        A valsa não surgiu assim como se alguém batesse palmas e ela aparecesse milagrosamente do nada.
        Ela surgiu entre as classes populares e por sinal bastante mal vista. Ela surgiu na Áustria e na Alemanha, no inicio do século XIX, inspirada em danças como o minueto.
        É interessante notar que ela surgiu antes como dança e só então alguns músicos populares, sem a devida compreensão foram evoluindo-a para compasso ternário, ou seja, tem três tempos, sendo o primeiro tempo forte e os demais fracos.
        A princípio, a valsa era vista como vulgar, e até imoral, pelas classes sociais mais altas, e pela aristocracia. Em alguns países europeus (na corte alemã e partes da Inglaterra) a valsa foi proibida, tamanho era o preconceito. Nas camadas populares, a dança ganhava cada vez mais adeptos.
Imagino que pela primeira vez os pares abraçavam-se ao longo da dança, enquanto que os outros como a polca e o minueto, eram dançados à distância jamais encostando os corpos.
Coube ao múico Sigismund Neukomm, introduzir a valsa entre a nata da sociedade europeia, o que garantiu, a partir Congresso de Viena de então, a presença desse tipo de dança nos palácios e cortes em todo o mundo. Surgiram então algumas diferenças entre a valsa original, a vienense, e outras que nela se originaram, como a valsa inglesa.
A valsa é encontrada no repertório de alguns compositores brasileiros, como Villa Lobos, Carlos Gomes, Ernesto Nazaré, Chiquinha Gonzaga, entre outros.

TANGO

O tango muitas vezes usa os passos da valsa não imitando-a, mas em uma espécie de paródia dramática, se aqui pode se usar este termo. Embora seja originário da Argentina , o tango nasce no final do século XIX de uma mistura de vários ritmos provenientes dos subúrbios de Buenos Aires. E dentre eles a valsa também o inspira, exatamente em seu compasso ternário, o qual não abandonou.
J. R. M. Garcia.