terça-feira, 9 de outubro de 2012

-EXPLICAÇÃO A UMA LEITORA-

CRISTINA

Cristina, Minha Querida Sobrinha.

Vi o Blog do Fernando.
Ouvi seus pronunciamentos em vídeo.  Até achei cômica sua linguagem, embora assim um pouquinho despreocupada, no bom sentido.
Nada a criticar. Achei ótimo.
Mas cada um busca aquilo que tem como apetite.
O meu Blog já enuncia em sua apresentação:

É um Blog com pretensões de refletir e sugerir novos paradigmas, sem contudo esquecer as memórias de nossas vidas, porém superando falsos tabus”.

Nas minhas crônicas, contos e artigos, viso sempre quebrar os falsos “tabus”, “refletir” sobre eles, ao final, propor novos “paradigmas”, isso sem esquecermos nossa “memória” comum.
Há filosofia nisso ?
Não. Não há.
Há universalidade nos temas ?
Sim. Isso há.
Sem que o leitor perceba ele está raciocinando, imaginando, fazendo analogias, buscando as suas e não as minhas soluções.
Longe de mim autoajuda    -tão comum nos tempos atuais-  e muito mais a consolação barata para os infortúnios.

 O BLOGUEIRO. VOCÊ SE LEMBRA ?

Lembra-se deste “blogueiro” no Yaquara Club. Nunca mais voltamos lá.  
Não é um Blog caseiro, na acepção do termo.
E mais Cristina: não é intimista. Raras vezes, por pedido de algum leitor, falo de mim.
O “bloguista” não interessa a ninguém. O importante são suas ideia, a beleza e elegância de suas exposições. Isso tenho procurado fazer. O entretimento somado a informação e a análise.
Mas reconheço que ainda é um Blog novo, que iniciou em junho, tendo até aqui apenas 5.808 visitações. Parti do zero, sem nem saber como fazê-lo. Não tinha sequer endereços para remetê-lo, como ainda tenho bem poucos. Mas tenho já 149 crônicas e artigos laborados. Uma por dia.  
Claro que agrada-me demais  observações suas como a de todos leitores. Sejam alguns criticando-me e outros de puro carinho.
No Blog, Cristina, faço de tudo. Escrevo a crônica, formato as imagens via PowerPoint, escolho-as, confecciono o Blog propriamente dito e, depois, posto-o aos leitores eventuais. É um trabalho braçal pesado, creia-me.
“Isso compensa ?” Perguntar-me-á você.
Não sei. Absolutamente não sei.
Escrevi 20 anos para jornal. Com centenas de crônicas. Talvez seja apenas uma questão de hábito, não é?
Já me propuseram fazer a crônica e deixar que outros postassem o Blog.  Respondi que não. Por enquanto não.
Entende-me um pouco mais agora, minha adorável Menina ?
Vou ficando por aqui.
Beijos a você e a todos que de mim ai se lembrarem.
J. R. M. Garcia.