domingo, 19 de junho de 2016

CRÔNICAS E CONTOS (Borges e Garcia) - “TODA RAÇA HUMANA CABE EM UMA COLHER” =


CRÔNICAS E CONTOS (Borges e Garcia)


“TODA RAÇA HUMANA CABE EM UMA COLHER”


   “99,999999999999999999999% de um átomo são espaços vazios. Agora, se pegássemos toda a humanidade e retirássemos todos os espaços de todos os seus átomos, todas as pessoas do mundo caberiam em uma colher de sopa.”
Logo, não somos nada em termos materiais. Somos praticamente apenas espaço.
É quase inimaginável, não é?
Pois bem. Esta pequena porção de matéria, a qual cabe em uma colher, é capaz de imaginar ou intuir um universo conhecido cujas dimensões o intelecto humano não é capaz de absorver, ou seja, segundo observam os astrônomos, o volume do universo observável é de 93 bilhões de anos-luz. Cada ano-luz é equivalente a 9,5 trilhões de km. Portanto, trata-se de algo que está muito além da nossa capacidade de imaginação.
Ao que parece, quanto mais o homem conhece o universo, mais mistérios parecem surgir, evidenciando o fato de que a sua complexidade também parece estar em constante expansão.
Falamos de universo conhecido, porque o universo em si é praticamente imensurável, uma vez que ele está em constante expansão. De acordo com a sua idade avaliada, que é de 13,5 bilhões de anos, há também estimativas sobre o seu tamanho atual, que é de 156 bilhões de anos-luz.
Os objetos mais distantes já observados pelo homem são os quasares, um dos mais fascinantes elementos do universo. Isso porque alguns deles estão a cerca de 13 bilhões de anos-luz de nós, isto é, quase a idade do universo. Isso significa que eles são os corpos celestes mais antigos já observados pelo homem e que podem conter informações sobre a origem do Big Bang.
E dito isso, não podemos deixar de imaginar que nosso tempo cósmico neste planetinha, é de apenas 15 milhões de anos.
E, afinal, somos apenas uma colher de sopa neste universo imenso.
Ou teremos um Destino inimaginavelmente imenso ou voltaremos ao nada na sopa cósmica.
J. R. M. Garcia.