quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

QUEM MATOU KENNEDY (CRÔNICAS E CONTOS)

 QUEM MATOU KENNEDY ?




     Assassinado ele foi.
     Mas antes uma história verídica, feita por pesquisas acuradas. 
     No sul do Pacífico existe centenas de pequenas ilhas isoladas de qualquer ser humano. Lá habitam macacos como dos tempos de Adão e Eva. E homem branco vai ali apenas para buscas científicas do gênero.
     Verificou-se que os macacos destas ilhas sabiam  retirar, com lâminas de pedras, a casca dos cocos  Mais : aprendiam a quebrá-los com outras pedras semelhantes a martelos rudimentares. E espantoso para todos nós: as "ferramentas", grosseiras para nós, mas importantíssemas para eles, escondiam estas peças "preciosas" ora em cima de árvores, ora enterradas na areia e, as vezes, em águas rasas de córregos.
     Mais que espantoso. Ao esconder seus utensílios primários, eles maliciosamente saberiam que os companheiros poderiam "roubá-los" e ,certamente, sem maneira organizada de reavê-los senão pela força com brigas e outros percalços. 
     E quem atirou em Kennedy ?
     Calma ! Vamos estender um pouco mais as pesquisas dos macacos. 
     Atualmente chamaríamos de "cultura"  , não é assim ? Eles não nasceram com essa virtude. Viram e notaram em um momento de "reflexão", que seria mais fácil com um lâmina de pedra tosca romper a casca e, depois, bater-lhe como um martelo para retirar o fruto comestível. E depois, o que me parece toda uma imaginação abstrata e avançada: roubarem-lhe os instrumentos de "trabalho".
     Se aí vemos a sutileza do formato humano. 1- Memorização da lâmina a ser utilizada; 2 - Verificação que o arranhar de uma pedra sob a casca, seria o uso de menor energia; 3 - Por fim o uso do martelo associando-o à facilidade da força aplicada no resultado. 
     No mínimo, este macaco já estava culturalmente mais apto do que aquele que sabia somente quebrar o coco na força bruta. 
     Você tem ideia das dificuldades porquê passou este macaquinho mais culto ? Sofrimentos de toda ordem. Frio. Noites de tempestades. Silêncio absoluto caçado por víboras mortais, em noites geladas. Tudo isso até que um dia aprendeu a quebrar cocos e, depois, usar seu martelo na cabeça de ladrões.
      A isso, meu amigo, chama-se CULTURA. 
      E agora tentar fazer o macaquinho abandonar a cultura primitiva para aprender uma outra, qual não seria a dificuldade ?
      Agora respondo a você. Foram os maluquinhos primitivos que não podiam abandonar suas culturas primárias. Eles que mataram KENNEDY .

J. R. GARCIA.