quarta-feira, 17 de novembro de 2021

INCERTEZAS + DESESPERANÇA= 0 (Garcia) CRÔNICAS E TONTOS

ATENÇÃO  

                               

INCERTEZAS  + DESESPERANÇA= 0 


Geralmente o grande capital, quando emerge para fora de seu país, é preciso um grande lucro. Ele precisa, acima de tudo, estabilidade no país, certeza de que não será traído por desgovernos, "revoluções" , reveses no regime onde arrisca-se a implantar suas empresas. Mais, muito mais...Há que se formar uma nova classe de funcionários com prática não só de técnica, mas de uma cultura própria capaz de adaptar-se as novas máquinas que ser-lhe-ão apresentadas. Diríamos o sistema da empresa. 
                                  A imaginação bisonhamente simplista, é que a direção de uma empresa chega aqui e vai fazendo o que quer. Jogando dólares de avião sobre o implante de sua planta de trabalho ? 
                                   Não é não.
                               Eu acompanhei a formação de duas destas empresas. Elas começam lentamente, com a máxima cautela e vai evoluindo no período de quatro anos mais ou menos, e, depois de alguma experiência de produção, coloca sua realidade já com um "fundo" preparado para atendê-la, como "fundo de risco" ou mais soberba e com confiança lança lança ações em mercados. 
                                Nessa medida, os que foram os primeiros embora modificados pela experiência, são discretamente descartados. Não servem. Não tem espírito e, daí, uma frustação eterna. 
                                Enfim, o "risco" destes capitais é gigantesco. 
Daí a assertiva final. 

INCERTEZAS  + DESESPERANÇA= 0 

José Roberto Garcia.