terça-feira, 4 de abril de 2023

FILÓSOFO DA PERCEPÇÃO - (Garcia)


FILÓSOFO   DA   PERCEPÇÃO 

             Muitos existem que, através de sonhos, bacias com água límpida, momentos de inteira solidão, longos silêncios ou qualquer excitantes, dão como  sensações a transportar seus sentidos além da realidade que ora experimenta. Essa mania, aliás, tende a pegar-se como vício. Tenho alguns destes impertinentes hábitos.

"Em epistemologia, a sensação é o impacto de um corpo exterior ao corpo de um animal, por exemplo. A sensação é a reação física do corpo ao mundo físico, sendo regida pelas leis da física, química, biologia, etc. que resulta na ativação das áreas primárias do córtex cerebral." Wikipédia

E por quê nesta narrativa entra capacidade de "antever" de certos filósofos, seres privilegiados que parecem anteceder o futuro com precisão ?

Porque mesmo sem "algo"  existir, este "algo" já está prescrito em "linhas imperceptíveis do que chamam profecia etc. 

Isso, este fenômeno de antevisão, independe da qualificação humanística da pessoa ou de sua postura social. Dois exemplos: Rasputim, o mago russo e alguns poucos prisioneiros condenados a morte nos EUA.

Mas falemos antes de Teilhard de Chardin.

"Chardin nascido em  (Orcines1 de maio de 1881 — Nova Iorque10 de abril de 1955) foi um padre jesuítateólogofilósofo e paleontólogo francês que tentou construir uma visão integradora entre ciência e teologia. Através de suas obras, legou para a sua posteridade uma filosofia que reconcilia a ciência do mundo material com as forças sagradas do divino e sua teologia. Muitos colegas cientistas negaram o valor científico de sua obra, acusando-a de vir carregada de um misticismo e de uma linguagem estranha à ciência. Do lado da Igreja Católica, por sua vez, foi proibido de lecionar, de publicar suas obras teológicas e submetido a um quase exílio na China."

Teilhard de Chardin

A  assertiva deste padre ainda é única. 
Estudioso, observou em análises locais o substrato paleontólogico do planeta e concluiu, em um arremate difícil,  trabalhoso e sério, que a composição das "camadas da terra eram assim constituídas :
"Atmosfera, camada gasosa que envolve a Terra, é composta por gases como oxigênio, hidrogênio e gás carbônico. É dividida em camadas e garante a sobrevivência no planeta. O planeta Terra é envolto por uma camada gasosa conhecida como atmosfera terrestre."
Pensando concluiu que, se as camadas eram assim determinadas, 

foto da Apolo 17

"A atmosfera terrestre é uma camada de gases que envolve a Terra e é retida pela força da gravidade. A atmosfera terrestre protege a vida na Terra absorvendo a radiação ultravioleta solar, aquecendo a superfície por meio da retenção de calor (efeito estufa), e reduzindo os extremos de temperatura entre o dia e a noite. Visto do espaço, o planeta Terra aparece como uma esfera de coloração azul brilhante. Esse efeito cromático é produzido pela dispersão da luz solar sobre a atmosfera, e que existe também em outros planetas do sistema solar dotados de atmosfera."

NESTE diapasão Teilhard de Chardin CONCLUIU O QUÊ AGORA SABEMOS: NAS CAMADAS ACIMA DO PERÍMETRO DE NOSSA VIZINHANÇA, HÁ FORÇAS ENERGÉTICAS DE TODA ESPÉCIE, protegendo-nos de todas forças que o sol não nos é capaz de proteger.  
Esse padre jesuíta morreu de tuberculose nos porões do Vaticano sem ter mostrado ao mundo o que ele sabia por decisão da Igreja.


        Boa noite, amigos. 

        J. R. M. Garcia.