quinta-feira, 7 de novembro de 2013

INDIVIDUAL & COLETIVO





              PESSOA  ISOLADA
















PESSOAS EM CONVÍVIO SOCIAL


            Sim.     
É evidente que somente consigo experienciar a vida individualmente.
       Mas, é evidente também, que somente consigo viver no coletivo.
       E está claro que toda cultura moral, ética e estética da Humanidade embasa-se neste convívio social.
Logo, sou instinto de conservação da espécie e sofro dor física e esforço-me para permanecer vivo neste mundo.
Isso existe em mim, independentemente de valores.  
Mas, também, alço vôo acima do instinto na cultura inteiramente enraizada em valores lógicos, onde surge o conceito de piedade, caridade, amor ao próximo, senso de dever, os conceitos, os valores morais e, enfim, as exigências que se me impõe pelos condicionamentos, sejam eles quais forem.
       Assim, aqueles que não se adaptam de forma a chocar-se com os valores sociais, são proibidos por leis precisas, destinados a afastá-los do meio social.
       Melhor esclarecendo.
       O instinto manifesta-se em mim como uma força tremendamente poderosa e, de alguma forma, quase irracional que não está sujeita nem ao tempo e ao espaço onde vivo. 
       A cultura, repressora, estimuladora e manipuladora de meu comportamento, é racional, sujeita ao tempo e ao espaço onde ela é levada a prática.  
       Assim, meu querido leitor, vivemos entre o instinto irracional, controlado pela cultura exclusivamente racional. Desta guerra entre ambos, é o resultado de nossa vida aqui neste planetinha de carbono, jogado a esmo nesta imensa Via Lacta.
       Tenham uma excelente sexta-feira, na expectativa do fim de semana.
       Fiquem com Deus.
       J. R. M. Garcia.

E-mail do autor: <martinsegarcia@uol.com.br>