quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

CONSUMISMO MUNDIAL (crônicas e contos) Garcia

 CONSUMISMO  MUNDIAL 




 Vamos trabalhar ?
"A cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade".
Texto bacana este, hem ? !

Logo, o consumismo é, na verdade, um estimulante universal. A nação é mais rica ou mais pobre segundo o PIB. (Produto Internacional Bruto).  " O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, geralmente em um ano. Todos os países calculam o seu PIB nas suas respectivas moedas."

Veja um shopping ?
Quantos itens existem nas lojas de departamentos ou de um de uma única  loja ? Se assim é, quantos shoppings existem ? E as firmas especializadas em vendas ?

Isso resulta em uma capilaridade universal, onde a pessoa é tentada a cada metro a comprar. Enreda-se em dívidas que são excruciantes. Em muito seu dito "orçamento" estoura, se é que este "dito orçamento" existe.

É universal a roda da produção. 
De uns tempos para cá, quando foi se desvendando os campos magnéticos, a transmissão via espaço cósmico instantâneo dilatou a prestação de serviços à distância. Com isso, o consumidor desaparece na poluição e vê-se desesperado nas compras. Não se pode sair sem comprar. É uma lei auto-impositiva. Ela  impõe a si mesmo. 

Sem consumo, seja lá o que for, (música, bebida, comida, água...) não existe produção. Essa lei é intransponível. É o consumo que estimula a necessidade gastos, expensas, contas, despesa etc.

Quantos habitantes tem hoje no planeta ?
7,753 bilhões (2020) e o índice de natalidade é exponencial. .Qualquer dia, para tratar desta terra aqui, precisaríamos de um novo planeta.
Abração a todos vocês. 

              J. R. M. Garcia