quarta-feira, 1 de junho de 2022

O EFEITO DUNNING-KRUGER (CRÔNICAS E CONTOS)

 



O EFEITO DUNNING-KRUGER

O efeito Dunning-Kruger é o nome dado a um fenômeno que certamente você já presenciou no dia a dia: quando alguém sabe pouco sobre um assunto, já se julga especialista.

Enquanto isso, os especialistas de fato reconhecem que o tema é muito mais complexo do que supunham inicialmente.

“Só sei que nada sei”. Essa frase foi legada ao mundo por Platão e atribuída ao grande filósofo grego Sócrates. 

É um paradoxo socrático que demonstra que quanto mais sabemos de um assunto, maior a consciência de quanto nos falta saber, ou qual o tamanho da nossa ignorância.

Os psicólogos americanos David Alan Dunning e Justin Kruger, em um célebre estudo de 1999, demonstraram que pessoas com baixa habilidade em uma tarefa tendem a superestimar suas competências em questão. 

Já pessoas com alta habilidade na mesma área tendem a subestimar seu mérito.

Esse viés cognitivo ficou conhecido pelo nome dos autores do estudo – efeito Dunning-Kruger. 

Como o efeito Dunning-Kruger se manifesta?

Segundo os autores, quando alguém tem pouco conhecimento sobre um dado problema complexo, tende a criar uma superioridade ilusória decorrente da incapacidade de reconhecer toda a complexidade envolvida. 

Esse erro é chamado de erro de calibração do incompetente, que leva pessoas com baixo desempenho em uma tarefa a autoavaliações infladas.

Já quem tem alta habilidade em uma questão complexa subestima sua própria habilidade. 

Isso é chamado de erro de calibração do altamente competente, um erro originado da dificuldade que essas pessoas têm em julgar a habilidade dos outros.

Inicialmente a pessoa não tem nenhuma ideia do assunto, porém logo que começa a entender, acha que já domina. 

Lentamente ela se dá conta de que tem muito mais questões envolvidas e sente que nunca vai esgotar o tema. 

É aqui que muitas pessoas desistem de continuar seu desenvolvimento. Aquelas que têm perseverança aos poucos vão obtendo o domínio, porém o conhecimento traz a certeza de que nunca saberão tudo. 

Vem daí o paradoxo socrático, só sei que nada sei. 

Porém é importante prestar atenção no que os psicólogos afirmaram: não é que as pessoas com baixo conhecimento em um dado assunto se achem melhores do que os experts. 

O que Dunning e Kruger demonstraram é que pessoas com baixa performance em um teste de desempenho se julgam muito mais exitosas do que de fato são e que os experts se julgam menos bem-sucedidos do que de fato são. 

Uma boa tarde.

J. R. M. Garcia