sexta-feira, 17 de junho de 2022

OS DESENCONTROS E DIFERENÇAS ENTRE FREUD E JUNG - (CRÔNICAS E CONTOS)

 

  
    FREUD     E      JUNG  

OS DESENCONTROS E DIFERENÇAS ENTRE FREUD E JUNG

Ambos foram amigos. Depois brigaram. Freud continuou seus estudos seguindo sua vocação de psiquiatra. 

O cerne do rompimento era que peso conferir ao etéreo, ao psíquico, ao oculto, ao improvável. Para Freud, todos esses desvios podiam ser reduzidos à libido, ou seja, ao impulso sexual. Para Jung, era preciso levá-los a sério e não minimizá-los sem reflexão.

Em 1912, Carl Gustav Jung, o discípulo mais próximo de Sigmund Freud, rompeu com as ideias de seu mestre, deixando a psicanálise para criar o que ficaria conhecido como psicologia analítica.

Enquanto Freud atribuía à sexualidade um papel central à psique, Jung buscava explicações que ultrapassavam esse aspecto, recorrendo a conceitos como o inconsciente coletivo. A partir dessas diferenças entre Freud e Jung, surgiram essas duas teorias com grande papel para o entendimento humano.

É possível concordar com uma pessoa em certos pontos e, mesmo assim, discordar dela em outros. A percepção dessa realidade é um sinal de maturidade e sabedoria. Por outro lado, apoiar todas as ideias de uma pessoa sem pensar de forma crítica é sinal de fanatismo, o que ocorre frequentemente nas questões políticas e religiosas.

O inconsciente coletivo, por sua vez, é um ponto de discordância entre a psicanálise e a psicologia analítica. Freud apenas considerava a camada pessoal do inconsciente. No entanto, para Jung, o inconsciente coletivo é a camada mais profunda da psique humana.

Jung e Freud se conheceram em 1907, Jung vai da Suíça até a Áustria a convite do Freud e eles tem o primeiro contato presencial, que resulta numa conversa de 13 horas ininterruptas. ... Freud, 19 anos mais velho, adquiriu um sentimento paternal por Jung e o via como um “príncipe herdeiro”, seu sucessor como defensor da psicanálise.

Jung propôs e desenvolveu os conceitos de personalidade extrovertida e introvertida, arquétipo e inconsciente coletivo.

Em seus primeiros anos de amizade, Jung possivelmente assumiu uma postura de aprendiz perante Freud, haja visto que este era mais velho e já tinha feito publicações expressivas, como “A interpretação de sonhos”, livro que levou Jung a querer conhecê-lo pessoalmente.

É possível afirmar que avanços científicos só acontecem quando estudiosos se propõem a analisar as ideias de outras pessoas. Isso porque sempre há a oportunidade de se apresentar soluções diferentes para um problema. Além disso, é possível criar uma nova metodologia para lidar com um assunto.

Por essa razão, as grandes áreas de conhecimento possuem diferentes linhas teóricas. Porque existem pessoas que se propõem a pensar em alternativas para ideias que estão consolidadas, mas que não estão livres de críticas. 


Uma boa noite!

J. R. M. Garcia