terça-feira, 13 de setembro de 2022

COROA BRITÂNICA - (CRÔNICAS E CONTOS)

 COROA BRITÂNICA

 

A Coroa Britânica possui aquele que foi o maior diamante do mundo, com 3.106,75 quilates, extraído na África do Sul🇿🇦, em 1905. O diamante bruto foi dividido em várias partes, e a maior gema -  'A Grande Estrela da África' - é o maior diamante lapidado do mundo, adornando o cetro de ouro da rainha Elizabeth II. Com 530 quilates, só essa gema possui valor estimado em 400 milhões de dólares, ou seja, 25% do PIB de diversos países africanos, com milhões de habitantes. Para levar até à Inglaterra esse tesouro africano durante o domínio colonial, rumores falsos diziam que o diamante estava sendo enviado de barco. A estratégia distraiu os outros ladrões e o diamante foi embalado em uma caixa simples e enviado sem segurança pelo correio.

A Grã-Bretanha já invadiu quase 90% dos países do mundo, sendo a nação que mais invadiu outros países ao longo da história, segundo pesquisa feita em quase 200 nações, onde apenas 22 não sofreram ataques britânico. Os dados incluem invasões de exploradores privados e piratas, com o consentimento do governo. Nem todos os países invadidos fizeram parte do Império Britânico. Todavia, no seu auge, este império dominava quase um quarto do mundo (24% das terras, povos e riquezas do planeta). Isso explica porque a Revolução Industrial começou na Inglaterra e porque o inglês tornou-se idioma universal. Elizabeth 2ª era monarca de outras 14 nações, cuja família real possui fortuna de 88 bilhões de dólares, sendo a 5ª mais rica do mundo.

  Fonte: Africa Today

Porém, independente da fortuna da família real e do seu passado, é fato que a presença e o carisma da rainha Elizabeth II, em seus 70 anos de reinado, deixarão saudades em todas as nações do  planeta.

Uma ótima tarde!

J. R. M. Garcia