sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

GARRINCHA - FEOLA "E SI' ? (Garcia)

GARRINCHA - FEOLA "E SI' ? 





Por quê , aqui, a foto do professor indicando um quadro vazio para uma classe ausente ? 
Vou responder abaixo. 
Muito de mim sou chato. A falta de memória, por exemplo, impede-me de narrativas . Canso-me. Antes era difícil  deter-me  na exposição de fatos inabrangentes. Agora já nem mais faço este exercício. 
Nesta foto do professor mostrando o quadro, onde nada se vê, é típico da deficiência da abertura da crônica. Espero não prejudicar de todo o conteúdo da ideia. 
Aqui, em crônicas idas, explicitei que, talvez em outros textos de larga leitura a palavra termina o último período com o desdizer de tudo. 
Por que ?
Porque por culpa do "mas". 
Como ?
Simples. Mas muito triste.
O palestrante leva até às nuvens a beleza de seu "querer", mas ao final expõe o final "triste": "E SI  deste modo no passado as opções fossem diferentes". 
"Que isso ? " Indaga o leitor e ou ouvinte ao proponente.
E agora SE todo o passado brilhante que deveria ser atingido tivesse sido obedecido ? "
Consta da biografia de Garrincha que, ouvindo o respeitadíssimo Feola pregando suas ideias de como se deveria marcar o adversário, a temida Rússia, Garrincha pede a palavra a Feola e indaga: --- "MESTRE, ESSA TECNICA JÁ ESTÁ COMBINADINHA COM O TÉCNICO RUSSO ?"
 Nos primeiros segundos Feola ficou em silêncio. Na cabeça do velho  técnico passou um enorme vácuo. Seria deboche a pergunta de Garrincha ? Seria uma forma de destroçar a explanação de Feola ? Malícia essa que Garincha nunca demonstrara, pois sabia que ele adorava cabeça branca. 
Resultado.
Feola arranca a força     o sapato, e desce correndo as escadas, enquanto Garrincha, bem mais novo, sái voando e gritava: "O CABEÇA BRANCA TÁ DOIDO".
O que vem depois já é estoria .
O que Garrincha perguntou, era que jogo outro poderia ser usado, além do" E SÍ....."
SE QUISERMOS ACERTAR TEMOS DE ARRISCAR ERRAR.
E SI
Um ótimo fim de semana para vocês.
Obrigado pela leitura.
J. R. M. Garcia

.