terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

O MARECHAL E O CACIQUE -Garcia- CRÔNICAS E CONTOS

" O marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, conhecido como Marechal Rondon (Santo Antônio de Leverger5 de maio de 1865 – Rio de Janeiro19 de janeiro de 1958), foi um engenheiro militar e sertanista brasileiro, famoso por sua exploração de Mato Grosso e da Bacia Amazônica Ocidental e por seu apoio vitalício às populações indígenas brasileiras. Foi o primeiro diretor do Serviço de Proteção ao Índio (SPI) e estimulou a criação do Parque Nacional do Xingu. O estado brasileiro de Rondônia recebeu esse nome em sua homenagem. É o patrono da arma de Comunicações do Exército Brasileiro."

O QUÊ IMORTALIZOU MARECHAL RONDON ?                 

Estou falando da lembrança inesquecível de Marechal Rondon, sobre o uso de armas de fogo contra os selvícolas. A frase que imortalizou este homem é esta: 

 " MORRER SE PRECISO, MATAR JAMAIS. "

Odiado por muitos, amado por alguns e incompreendido por todos.

O MARECHAL E  O CACIQUE

Esta criatura, cheia de fé, humilde por natureza, mas com verdadeiro amor e respeito por aqueles que aqui ocuparam o solo destes brasis por mais de 20.000 anos, examina, com real atenção e piedade, a qualidade do solo.
É da cultura selvícola.
Os que passam por estes serviços de caridade e tomam a direção com objetivo de receber seu "holerite", aceitando na frente de seus pais o defloramento que não entendem e nem sabem a desgraça que causam ? ! 
E esses assistentes do inferno, que causam o grande desgraça coletiva, quais penas hão de merecer ?
Há momentos em que o civilizado duvida de Deus.
J.R. M. Garcia