quarta-feira, 3 de maio de 2023

TERCEIRA GUERRA MUNDIAL ( j. r. m. GARCIA)

 

TERCEIRA  GUERRA  MUNDIAL
   
 

                 Todos nós , quando víamos o final da segunda guerra mundial,  imaginávamos que uma terceira guerra seria impossível.
                 Com o advento da bomba atômica estourada em Hiroshima e Nagasaki,  o mundo ficou aterrado. Todos nós supúnhamos que o susto permanecesse por muitos anos.  Somente os EUA tinham o "segredo" da arma maligna e poderia, assim, gerir a seu talante a grande democracia norte-americana.
               A Europa, aliada fiel dos EUA, junta-se a este incondicionalmente. Forma-se um bloco único e poderoso.
               O que ninguém sabia é que, "embora o vencedor reinasse em todo globo", esta terrinha onde habitamos  é limitada e o pior: como negócio dá prejuízo. Ficaram tontos e suas máquinas somente davam lucros  no princípio, quando ainda  novidade. Logo, os fabricantes de armas ameaçavam fabricar armas mais precisas, mais leves , mais duráveis, aviões enormes, tanques fantásticos, navios imensos e pior: queriam vende-las aos inimigos dos EUA. A força, a pressão destes "carteis" sobre a gestão do governo americano é incalculável. 
                Em resumo: estes ódios, a estratégica dos cartéis das armas, a busca dos maiores lucros pelo governo norte-americano é terrível. 
                Por isso e assim, a Alemanha está em crise, a Ucrânia, a França, a Itália, Portugal, o Brasil está inquieto, a Rússia, os EUA , e o resto é uma ditadura que, entre si disputa a terceira guerra , tal qual  América Latina e África. 
Ao lado disso e desta confusão,  teremos que abandonar costumes, hábitos, aspirações, sonhos, metas, tarefas, tudo em um turbilhão.
Por hoje é só. Obrigado pela leitura.

                  J. R. M. Garcia