domingo, 28 de maio de 2023

Cybernética: Ou Controle e Comunicação no Animal e na Máquina.


Cybernética: Ou Controle e Comunicação no Animal e na Máquina. : Ou Controle e Comunicação no Animal e na Máquina. LIVRO escrito por Norbert 
Wiine  publicado em 1948 nos EUA e com uma em português de 1970 e 2017. 
 Já tentei por diversas vezes desenvolver a ideia e expô-la aqui em menos de 10 linhas.

       Não consegui .

                Se assim ocorreu, mas vendo a importância desta matéria, vou tentar mais  uma vez. 
        Digamos que você  tenha uma comunicação ligada a uma sirene que, ao ser disparada, um cão latindo alto ataca o invasor. 
        Aí está a comunicação entre cão e homem. 
        Elementar, não é ?
     Na guerra, o que chamam "CAMPO MINADO", nada mais é senão uma área onde esparramaram-se bombas que matam soldados. Os cães usualmente morrem nas explosões, porém, carregam em si mesmos dispositivos que os avisam a afastar-se de bombas. Contudo, erros existem ! 
        Esta e muitas outras são atitudes, fazem deste tratamento um condicionamento forçado entre ser humano e cão. 
    Por exemplo: animais de carga são condicionados a rodopiarem em volta de um moinho até cansarem-se a; bois de carga arrastarem  além de atoleiros à custa de ferrões. Muito mais do quê aqui se mostra, 
 cavalos em mãos de pessoas despreparadas cavalgam esforçando o animal em corrida até a morte. Tive um cavalo que, sendo cavalgado tanto,  esforçou até escorrer sangue pela boca e caiu morto. Seu nome jamais esquecerei: "princesa".
        Ivan Pavlov foi Nobel. " dando visão a que quase nunca se fez luz de um encontro a seus animais -condicionados-  seus amigos. 
        Ainda agora a maquina e homem tem cada dia mais na necessidade da linguagem. Sabemos que o "aprendizado dos animais " são  mais sutis a ponto de  verem-se acorrentados, obrigados a ataques de fúrias sobre outros ( briga de galos,,,,Até a ampulheta aproveitaram-na com o domínio da areia e um vidro. 
       Estava na cabine de um avião,  cujo piloto éramos amigos e começamos a conversar sobre aviação. Mal a decolagem iniciou  ele me disse :"Vou ligar o piloto automático. Não se assuste. Não vai acontecer nada "
A um só tempo apertou uns botões  e soltou o manche. 
Fiquei assustado. A medida que nos erguíamos e a um só tempo subíamos até a "velocidade de cruzeiro", voltamos a conversa do piloto automático, obediente até as mínimas considerações, e fáceis de utilizar.
E então pensei: " Mesmo com os estimulantes que acordam o cão e leva-o  a uma agressão eventual quanto a terceiros, são semelhantes a reação do piloto "condicionado" ao aventurar em novo e usual caminho pelo céu. 
E novamente vi com gratidão:
Cybernética: Ou Controle e Comunicação no Animal e na Máquina.
Esse o estudo certo, cujo caminho novos sinais (uma nova linguagem) nos ensinarão. Essa será nossa alfabetização. Novo ensinamento é o que teremos.

Uma ótima semana.
J. R. M Garcia