sábado, 27 de março de 2021

GENERAL MOURÃO ADVERTE (CRÔNICAS E CONTOS)

 


                                

                                                   

                     GENERAL  MOURÃO  ADVERTE


                         Pelo que se vê do texto acima, o General, hoje por vontade popular qualificado Vice-Presidente da República, lavra em palavras claras, exatas sua opinião sobre o dever do STF e das Forças Armadas.
                        Pelo que sei, o General é pessoa de conduta ilibada, muito culto, falando com fluência inglês, teve uma longa carreira como militar. É extenso seu "curriculum" e, aqui, ele figura mais como guardião de valores,  razão porquê deixamos de citar a extensa gama de seus méritos.  
                        Este Blog (Crônicas e Contos), com mais de sete anos de existência, nunca tratou aqui de texto com maior seriedade do que a declaração acima.
                        O General, como se fosse indicador de um "destino", pontua claramente, indicando os poderes democráticos do STF em uma palavra de vasta  sinonimia. Ex:  superioridadesupremaciasoberaniaprimaziaprevalênciapreeminênciadomínioinfluênciaautoridadeimportância. 
                       Todas estas palavras indicam os poderes que o SPF possui. Mas o General limita no, tempo, o prazo de utilização destes  : "O STF hoje ..."
                       E ele indica com meridiana evidência que, se assim não for, "entraremos na rota do caos" e que, a não ser esta alternativa, "são as forças armadas".
                        O General prima pela discrição, mantem-se afastado da "gaiola das loucas" no Poder Legislativo.  Não dá palpites no exercício da Presidência. Exercita seus poderes de vice apenas para fazer-se presente. Não nomeia ninguém nem torce pelos candidatos nomeados. 
                       Por outro, lado não é alarmista, não é dado a pânico e histerismos ou medidas impetuosas, é objetivo e pragmático. 
                       É, no mínimo, icônico  sua declaração.

                    J. R. M. Garcia.