quinta-feira, 25 de março de 2021

VAI COM MEDO MESMO (CRÔNICA E CONTOS)




Supondo que seja verdadeira esta notícia, ela foi assim relada como abaixo.

"Um grupo de políticos e empresários, a maioria ligada ao setor de transporte de Minas Gerais, e seus familiares, tomou na terça-feira, dia 23, a primeira das duas doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19, em Belo Horizonte. Eles compraram o imunizante por iniciativa própria e não repassaram ao SUS (Sistema Único de Saúde), como prevê a lei. A segunda dose está prevista para ser aplicada nas cerca de cinquenta pessoas daqui a trinta dias. As duas doses custaram a cada pessoa 600 reais."

O que resulta moral, eticamente e do aspecto legal deste fato ?

1- COMPORTAMENTO ÉTICO
Mesmo que estejamos sob uma passageira ditadura do judiciário, este gesto é uma iniciativa louvável de comportamento ético. Reunindo um pequeno grupo empresários, resolveram recusar a iniciativa do Estado e, por si, entenderam de  comprar as vacinas e aplicá-las nos interessados, alguns empregados e familiares.  Tomara todos tivessem meios para a aquisição destes remédios e tomassem estes meios. 
2 - COMPORTAMENTO MORAL
Pode ser que neste aspecto não seja admirável e que alguns socialistas critiquem a medida, apelando pela falta de comportamento social e comunitário. Talvez, de fato, isso seja verdade, mas é um direito de liberdade individual que exista opções, mesmo apesar da ditadura que ora estamos vivendo. 
3 - COMPORTAMENTO LEGAL, NA IMPORTAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO. 
Uma vez paga as multas de estilo alfandegário, não se há de dar atenção a nenhum órgão, já que a iniciativa diz respeito unicamente aos beneficiados ou prejudicados com a aplicação da vacina. 

Tenha uma excelente sexta-feira. 

J. R. M. Garcia.