quarta-feira, 31 de março de 2021

                                                                 

                        ESSE  HOMEM  É  DO PAVIO CURTO



ELE É O VICE.....
JÁ PENSARAM
????
!!
!

terça-feira, 30 de março de 2021

REVOLTADO (CRÔNICAS E CONTOS)

                                                           REVOLTADO 

                                            ---------prisão de vendedores----------

            Corta meu coração ver isso.
            Sei. 
            Justifica-se. Explica-se. Arrazoa-se. Pode-se escrever textos e textos sobre isso. Continuo sem entender. 
            Meu consolo é escrever aqui, já que, impossibilitado por uma cardiopatia, sou quase que inválido. Como estudante fui um militante da UNE, em 1964. Era eu, à época, presidente da FURP (Federação Universitária de Ribeirão Preto) e fui punido, no que estavam certos os que me puniram. Devia estar estudando.   
            Consta que São Lucas, o evangelista que não conheceu Jesus, a uma determinado momento de sua vida perdeu em um só dia sua mãe, sua amada e sua irmã. Se não em um dia, em dias próximos.
            Ele era cristão e revolta-se contra Deus. Maldiz a figura de todos cristãos, tendo-os como fariseus, incréus, levianos. A par disso era um médico excepcional. Tinha tido grandes  médicos como mestres. É dele a frase: "A doença nasce na alma e depois conquista o corpo".
            E São Lucas, revoltado e triste, muda-se de cidade em cidade, sempre com espírito dessossegado. Veja que ele acreditava em Deus e, ao mesmo tempo, "brigava" com Deus. Terrível contradição de sua alma. Mas, um dia, ele entende que "a Justiça de Deus não é análoga a justiça dos homens." Apascenta-se e entrega tudo nas mãos de Deus. 
            Conhecedor da "passagem" lastimosa deste evangelista, aceito sem nada entender a Justiça de Deus.
            Nada posso fazer. E, como tal, nada a questionar. Vou cumprindo minha cruz até o fim. Oro para os demais. 
            Abração amigos. 
            
               J. R. M. Garcia.  
             

segunda-feira, 29 de março de 2021

MOURÃO É O VICE (CRÔNICA CONTOS)

 LEIAM. PENSEM. SINTAM.

ELE É O VICE PRESIDENTE. 

 

??????????????

!!!!!!!!!!!!!!!!!!

J. R. M. Garcia. 

domingo, 28 de março de 2021

É DEMAIS (CRÔNICAS E CONTOS)

                        



                        Boa tarde.
                        Amigos. 
                   É demais. Em um domingo à tarde, replicar aqui o  quê toda as televisões repicam em nossas cabeças: ou seja, a triste sina de, aqui na nossa terra, em nossas portas, ver o drama mundial de um cruel mal que a todos nos ameaçam. 
                     A gente quer ver além. Se é que , além do além, talvez já nem estejamos mais aqui.
                    Mas o lamentável é ir embora agora, exatamente às portas de vermos acontecer o caminho do caos ou a renascença de um Brasil para uma vida mais séria, cultivando valores sóbrios, decentes, com grandeza. De sentirmos que candidatos espúrios não mais conviva em nosso meio político. 
                  Da descoberta até aqui, esse país  inicia no empreguismo e vem inexoravelmente até aqui. Somos um nação de pobres e ricos funcionários. Todos enfim vivem do Estado. Um Judiciário caríssimo formado por notáveis varões; um Legislativo também mais caro, sem nada de originalidade; e um governo que não consegue sequer formar um ministeriado. Enfim, uma burocracia incompetente que a nada serve, a não ser para as aposentadorias precoces.
                    General Mourão tem razão ao afirmar em sinistra previsão, 
                                                                
                                                                    
                     Eu não dou conta de acrescentar nada ao que General Mourão disse. 
                     Abração Amigos. 
    
                                 J. R. M. Garcia. 

sábado, 27 de março de 2021

GENERAL MOURÃO ADVERTE (CRÔNICAS E CONTOS)

 


                                

                                                   

                     GENERAL  MOURÃO  ADVERTE


                         Pelo que se vê do texto acima, o General, hoje por vontade popular qualificado Vice-Presidente da República, lavra em palavras claras, exatas sua opinião sobre o dever do STF e das Forças Armadas.
                        Pelo que sei, o General é pessoa de conduta ilibada, muito culto, falando com fluência inglês, teve uma longa carreira como militar. É extenso seu "curriculum" e, aqui, ele figura mais como guardião de valores,  razão porquê deixamos de citar a extensa gama de seus méritos.  
                        Este Blog (Crônicas e Contos), com mais de sete anos de existência, nunca tratou aqui de texto com maior seriedade do que a declaração acima.
                        O General, como se fosse indicador de um "destino", pontua claramente, indicando os poderes democráticos do STF em uma palavra de vasta  sinonimia. Ex:  superioridadesupremaciasoberaniaprimaziaprevalênciapreeminênciadomínioinfluênciaautoridadeimportância. 
                       Todas estas palavras indicam os poderes que o SPF possui. Mas o General limita no, tempo, o prazo de utilização destes  : "O STF hoje ..."
                       E ele indica com meridiana evidência que, se assim não for, "entraremos na rota do caos" e que, a não ser esta alternativa, "são as forças armadas".
                        O General prima pela discrição, mantem-se afastado da "gaiola das loucas" no Poder Legislativo.  Não dá palpites no exercício da Presidência. Exercita seus poderes de vice apenas para fazer-se presente. Não nomeia ninguém nem torce pelos candidatos nomeados. 
                       Por outro, lado não é alarmista, não é dado a pânico e histerismos ou medidas impetuosas, é objetivo e pragmático. 
                       É, no mínimo, icônico  sua declaração.

                    J. R. M. Garcia.
                        
                        
                        
                        

 

quinta-feira, 25 de março de 2021

VAI COM MEDO MESMO (CRÔNICA E CONTOS)




Supondo que seja verdadeira esta notícia, ela foi assim relada como abaixo.

"Um grupo de políticos e empresários, a maioria ligada ao setor de transporte de Minas Gerais, e seus familiares, tomou na terça-feira, dia 23, a primeira das duas doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19, em Belo Horizonte. Eles compraram o imunizante por iniciativa própria e não repassaram ao SUS (Sistema Único de Saúde), como prevê a lei. A segunda dose está prevista para ser aplicada nas cerca de cinquenta pessoas daqui a trinta dias. As duas doses custaram a cada pessoa 600 reais."

O que resulta moral, eticamente e do aspecto legal deste fato ?

1- COMPORTAMENTO ÉTICO
Mesmo que estejamos sob uma passageira ditadura do judiciário, este gesto é uma iniciativa louvável de comportamento ético. Reunindo um pequeno grupo empresários, resolveram recusar a iniciativa do Estado e, por si, entenderam de  comprar as vacinas e aplicá-las nos interessados, alguns empregados e familiares.  Tomara todos tivessem meios para a aquisição destes remédios e tomassem estes meios. 
2 - COMPORTAMENTO MORAL
Pode ser que neste aspecto não seja admirável e que alguns socialistas critiquem a medida, apelando pela falta de comportamento social e comunitário. Talvez, de fato, isso seja verdade, mas é um direito de liberdade individual que exista opções, mesmo apesar da ditadura que ora estamos vivendo. 
3 - COMPORTAMENTO LEGAL, NA IMPORTAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO. 
Uma vez paga as multas de estilo alfandegário, não se há de dar atenção a nenhum órgão, já que a iniciativa diz respeito unicamente aos beneficiados ou prejudicados com a aplicação da vacina. 

Tenha uma excelente sexta-feira. 

J. R. M. Garcia. 








quarta-feira, 24 de março de 2021

PALCO DA INUTILIDADE (CRÔNICAS E CONTOS)

  - PALCO  DA  INUTILIDADE - 



          Esta é a plateia onde nada se resolve, tudo se emperra e todas palhaçadas são representadas.
         Tudo sem nexo. Falam por falar. Gritam no ar seco de Brasília em uma gaiola de ar condicionado.
        Ali as coisas públicas são as últimas a serem lembradas. 
        O que importam são as negociatas de mais de 500 criaturas fazendo emendas, corrigindo uma constituição que nunca foi feita de fato, tudo em um bolo de "toma lá da cá", onde os interesses dos membros desta malta ignorante, são os únicos a serem preservados.
        Se o centro de corrupção fosse somente no meio destes analfabetos, estaria tudo resolvido. Melhorar-se-ia a triagem do "RH" e estaria tudo resolvido. Mas enquanto isso não for feito em todo país nada se dará por resolvido. O "RH" deveria ser feito entre os milhões de brasileiro para ensinar-lhes o espírito de nação, de coletividade, de solidariedade e vai por aí. Sem entendermos isso, como seria possível escolhermos os outros ?
    Exemplo. 
    Para comprar vacina é preciso dinheiro vivo. O Brasil não tem mais crédito: fizemos trólebus no Chile, metrô na Venezuela, compramos torre de petróleos sucateadas, fizemos portos em Cuba, e vai por aí os gigantescos estádios de futebol em muitos estados. 
        Logo, não temos dinheiro para as vacinas. 
        Ninguém fala isso. Mas esta é a verdade.
        Assim, a reunião dos notáveis, homens de aposentadoria caríssima de aposentados precocemente, os ricos do Brasil, autoridades cheias de "cultura", "celebridades" dos rincões distantes deste infeliz país vão reunir hoje com a defecção do STJ , (que não quis participar desta já se sabe inútil reunião) para "resolverem" o problema. Estes fariseus sabem que Bolsonáro não tem disponibilidade de dólares para adquirir a vacina. Sabem sobejamente. 
        Por quê estes homens ilustres, aposentados de todos o rincões, ricos como senadores e deputados federais, não renunciam a um por cento de suas polpudas burras e criam  um fundo de 3 meses de colaboração para pagarem as vacinas.  
        Quem falar nisso "morre a pau", nesta reunião.
        FUNDO DE AUXÍLIO A FINANCIAMENTO DE VACINAS.
        Pronto. Tudo resolvido.
        Mas estes miseráveis não querem, negam-se a doar 1% que seja de suas aposentarias milionárias.
        E por aí vamos....
        Abração para todos. 
 J. R. M. Garcia. 
        
          
        

segunda-feira, 22 de março de 2021

FOTOS VERDADEIRAS (CRÔNICAS E CONTOS)

DESCULPEM - ME OS QUE VISITAM O BLOG, MAS FOTOS REPRESENTAM TÃO BEM QUE MADA SE  TEM A DIZER

J. R. M. GARCIA. 

domingo, 21 de março de 2021

sábado, 20 de março de 2021

BANDIDOS ? (CRÔNICA E CONTOS)

 

                                BANDIDOS ?


Sim.

Marginais.

Perversos.

Sua alma não habita entre nós.

Eu não sei se foi Marcola, o chefe do PCC, quem assim se expressou sobre estas pessoas:

...eles, estes miseráveis caídos as margens dos esgotos, é escória esquecida,  caída de mesas de luxos da sociedade..."

John Fitzgerald Kennedy , em visita ao Brasil durante a segunda guerra mundial, bem antes de ser Presidente, disse no nordeste um discurso que poderia ser imortal.

Se a democracia não conseguir resolver o problema dos muitos que são pobres, ela não subsistirá para os poucos que são ricos.

Jesus Cristo, em frase icônica até hoje, disse “...aos pobres tereis sempre…Porém não disse “miseráveis”, mas sim “pobres”.

E aqui fico assim meio aterrado com o que vemos neste país. A miséria espanta a cada olhar nosso.

De Camacho (Marcola) , a Kennedy até a Cristo, as advertências recaem sobre nossos filhos.

O país é imenso, dia a dia mais bandidos por nós destruídos vão para esta vala comum. Ou eles renunciam à vida, com a morte em lutas de rua, ou se matam desistindo deste mundo que se lhes pareceu miseravelmente cruel.

É um "burricida'' os poderes públicos que propiciam esta miséria e isso não é culpa de Bolsonaro não. Isto é culpa desde a nossa independência. Desde lá somos uma fábrica de miseráveis infalíveis.

Tenham uma semana feliz.

J. R. M. Garcia.


quinta-feira, 18 de março de 2021

AMOR EXPLÍCITO (CRÔNICAS E CONTOS)

 

                                            AMOR  EXPLÍCITO

                         Não conheço o "modelo da foto", naturalmente. Nem sei, aliás, se se trata de pose forjada para a foto.
                         Mas conheço de cachorros, seu apego aos donos, seu carinho,  lealdade e desprendimento. Isso faz com que, vendo os dois cãezinhos, sei que no sono descontraído com que volteiam o corpo do mendigo dão-lhes calor, carinho e muito amor. 
                        Assim, tenho para comigo, que a foto seja verdadeira.
                        Esta foto, onde mendigo e cães unem-se em um gesto de infinito amor, poderia estar exposta nos principais salões do de arte do mundo como uma demonstração fática de infinito AMOR.
                        Bem me lembro que, no começo desta pandemia punitiva e horrível, Bolsonaro, entre um misto de ironia sardônica, convidou a todos deputados, políticos e juízes do tribunal, bem como funcionários de rendimentos polpudos da federação, que contribuíssem com um mínimo de seus salários para solucionar o impasse que financiaria a compra de vacinas. Ele mesmo disse que contribuiria com mil reais.                         
                        Como reagiu esta cúpula de argentários de salários sem teto ?  
                       O silêncio mórbido caiu sobre esta cúpula que gerencia os feudos governamentais desta triste nação, que é a nossa, e a resposta veio rápida do STJ, proibindo ao Presidente Bolsonaro de gerenciar os SUS por toda nação. 
                       Fiquei tonto e triste ao ver a falta de solidariedade destes detentores da moeda nacional. A contribuição seria mínima e já teríamos pago em dois ou três meses todas as despesas com as vacinas.
                       Mas somos maus. Não seguimos o exemplo dos cachorros. Eles são animais leais e nos supera em muito o exemplo de um AMOR EXPLÍCITO.

                                        J. R. M. Garcia
                         

                        



                         





quarta-feira, 17 de março de 2021

 ESTA PINTURA É REALMENTE EXTRAORDINÁRIA. 

 Foi pintada sob encomenda do norueguês Edvard Munch, 1893. A obra representa uma figura andrógina num momento de profunda angústia

FOI A PEDIDOD A IMPRENSA NACIONAL 



SERÁ ? (CRÔNICAS E CONTOS)

                                                                          SERÁ ?                

             A tristeza que se abate com esta pandemia, havemos de imaginar até quando e, de que forma, tudo terminar.                   
                         Isso não sabemos.
                        Aqui temos mais indagações do que respostas.                                                                                       Muitos deixarão ausências significativas ?                        
                        Muitos e muitos irão sem lembranças, sem saudades. 

                        Sairemos vivos desta doença ?
                        Se sairmos, que pessoas seremos ?
                        Seremos iguais ?
                        Iguaiszinhos mesmo ?
                        Nada alterará em nossa "taxa de caridade", se é que existe isso ?
                        Deveríamos de, pelo menos, dar uma olhada para os que escaparam da gripe espanhola e observarmos, de que maneira saíram com vida. 
                        Penso, suponho que uma enorme cicatriz ficará entre nós. 
                        Se esperamos que o exato perfil de nossos valores continuará o mesmo, imagino que as leis de Darwin  estão contrariadas, visto que a sobrevivência de todas espécies repousa no seu grau de adaptabilidade e, no caso, não se aplica nem a mim, nem a você.
                        Será ?

                               J. R. M. Garcia 
                        
                        








 












 


domingo, 14 de março de 2021

MEDO DA MORTE (CRÔNICAS E CONTOS)

                              

MEDO  DA  MORTE

 
 
Há pessoas que não o tem. 

                  Digamos que, em momentos de extremo risco, tive medo sim. 
             Já estive em situações de ter a vida dependurada por um tênue fio.
             Será que me torno piegas, descrevendo estes incidentes ? 
              Se for assim perdoem-me. Digam-me que os desagrado e não mais o farei.
              Era uma sexta feira a noite. O avião estava lotado, tendo conseguido um dos últimos bilhetes. O voo era Brasília - Goiânia - São Paulo. Já era noite noite o último trecho. O avião era da Vasp. Por volta das 22 horas. Meu destino Goiânia - São Paulo. 
              O avião foi até a cabeceira da pista, acelerou a turbina ao máximo, correu ao longo do asfalto e, instantaneamente, estávamos voando juntamente com  um baque surdo. Neste instante, lá atrás, os passageiros começaram a gritar: "...fogo...fogo...."    A aeronave balançou para direita e esquerda e sentimos em um instante que ainda voávamos e uma das turbinas havia sido desligada.
              Um cheiro nauseabundo entrou pelo ar condicionado. Não identifiquei este odor.  
              Daí começamos a voar, digamos a uns trezentos metros de altitude, talvez. Eu perguntei neste interregno umas cinco vezes ao meu companheiro de viagem, o qual ficava na janela, o que via fora do avião:" ....você vê a turbina ? Ela continua desligada ? Que altura estamos ? "  
               Entra a voz meio trêmula  (assim me pareceu) do comissário  de bordo.:
"Senhores passageiros. Tivemos um pequeno incidente ao decolar e estamos ten-ta-ndo voltar ao aeroporto. "
               A volta sobre a cidade foi longa, demorada, transpirando todos nós, em silêncio absoluto
               Passaram-se dez minutos compridos demais. Muito longo.
Volta agora a voz firme do Comandante.
               "Voltamos ao aeroporto de Goiânia. Vamos aterrar dentro de instantes."
                E o gigante pássaro metálico voltou  à pista com uma única turbina, fazendo um pouso sem problemas.
               A alegria foi geral. Uns abraçavam os outros, que não conheciam e tão pouco interessavam em conhecer. Abraçavam por abraçar. Por estarem vivos, talvez. Daí, com o ar condicionado desligado, não colocavam as escadas para descer. 
                O que eu vi pela janela foi um fato inédito, que nem entendo até hoje. O primeiro  indivíduo que se aproximou do avião, o piloto foi agarra-lo e o agarrou, socando-o algumas vezes. O piloto descera antes por uma escada, que possui na cabine. 
              Isso não entendi. Informaram-me no aeroporto que a turbina sugara uma ave justo na hora que o avião ganhava altura. Um momento de extremo perigo. 
                                            
                                                 Abração a todos. 

                  J. R. M. Garcia. 
                                     

                                    
                                   
                                      

sexta-feira, 12 de março de 2021

COM PALAVRAS (CRÔNICAS E CONTOS)

                         COM  PALAVRAS 

                    Meu Deus do céu !
                    O que está acontecendo com o Brasil e no Brasil ?
                    Por quê somos assim ?
                    Sabe-se, desde muito, que o "sistema de saúde" nosso  foi sempre relegado a criação de suntuosos estádios, de vistosas pistas de carnaval, de desvios e mais desvios nestas obras onde se junta ferro, cimento, areia e lá vai o nome de um diretor a enfeitar o nome destas de diversões.                       Porém o "tiro" que estamos a levar, é do impacto de um canhão. 
                    A qualidade e mira desta bucha que nos vem, é muito mais pesada do que podemos resistir. 
                    " Médico e neurocientista, Miguel Nicolelis diz que colapso funerário contaminaria lençois freáticos e alimentos. "Quando você tem um colapso desse nível não tem volta (...) Perdas econômicas pela falta do controle da pandemia vão ser muito maiores do que qualquer perda que o lockdown poderia criar", alerta.... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/videos/2021/03/09/nicolelis-alerta-para-colapso-funerario-que-contaminaria-lencois-freaticos-e-alimentos.htm?cmpid=copiaecola "  
                    Este cientista não tem interesse algum em alarmar e lançar em pânico o seu atestado.
                    O que nos aguarda é o chamado "colapso funerário". E ele descreve o que significa isso, ao que poupo o leitor de descrever. São valas comuns, corpos insepultos, com contaminação de nosso meio e a geração de novas e difíceis doenças. São vírus novos, que se multiplicam inviabilizando as vacinas que antes surtiam efeitos. 
                    Será que isso teria de acontecer, para colocar um pouco se vergonha na cara de nossos políticos ?
                    A caricatura acima é do miserável em silêncio, mergulhado no anonimato, onde já nem as lágrimas podem alcança-lo.  
                    Que Deus se apiede de todos nós. 


                     J. R. M. GARCIA.            

                


                    
                        
                    

quinta-feira, 11 de março de 2021

SEM PALAVRAS (CRÔNICAS E CONTOS)

                         SEM  PALAVRAS



    
                    Eu gostaria hoje de escrever sem palavras, 
                    Isso é possível ?
                    Não sei, meus amigos. 
                    Uma música murmurada ainda é música. Um gesto significa muito, ofendendo ou  saudando. Um sorriso discreto pode dizer tudo e, as vezes, nada. O balançar de uma cadeira vazia pode ter um sentido universal. Um tapa na mesa tem uma grande expressão em todos os idiomas. Somente um grito já alerta muitos. As mãos, o sorriso, os olhos, a expressão facial em seu todo fala muito, sem nada dizer ou, tudo, falando. 
                    Que a todos Deus nos acompanhe.
                    Abração. 
 J. R. M. Garcia. 


quarta-feira, 10 de março de 2021

PARTIDO OU PANDEMIA (CRÔNICAS E CONTOS)

                 PARTIDO  OU  PANDEMIA             

                


                        Uma pandemia é uma doença infecciosa " , que se espalha entre a população localizada numa grande região geográfica como, por exemplo, todo o planeta."
                            Partido "é um grupo de pessoas unidas pela mesma opinião, interesses ou ideologia."
                            Definido e bem explanado o significado dos dois vocábulos acima. 
                            Falta explicitar quem é Prof, Ives Grandra . 
                            Aí está: