sábado, 30 de abril de 2022

LEALDADE À BANDEIRA - (CRÔNICAS E CONTOS)


ISSO TEM QUE ACABAR

“Quando eu era um jovem crescendo na cidade de Nova Iorque, recusei jurar lealdade á bandeira.

Obviamente, fui mandado para a sala do diretor, ao que ele me perguntou:"

- "Porque não fazes o juramento? Todos fazem!"

"Respondi que todos já acreditaram que a Terra era plana, mas que isso não a tornava plana. Expliquei que os EUA deviam tudo o que tinham a outras culturas e outras nações e que eu preferiria fazer juramento á Terra e a todos os seus habitantes."

"Nem preciso dizer que não demorou muito para eu sair da escola completamente.

Montei um laboratório no meu quarto e lá comecei a aprender sobre a ciência e sobre a natureza. Percebi então, que o universo é regido por leis e que o ser humano, junto com a sociedade em si, não estava livre destas leis."

"Depois veio o crash da bolsa de 1929, que iniciou o que hoje chamamos de Grande Depressão.

Para mim, era difícil entender porque é que milhões estavam desempregados, sem teto, passando fome, enquanto as fábricas que estavam lá... estavam paradas. Foi então que percebi que as regras do jogo económico eram inerentemente inválidas."

"Logo depois, veio a Segunda Guerra Mundial onde várias nações revezavam destruindo-se sistematicamente umas ás outras.

Depois calculei que toda a destruição e recursos desperdiçados naquela guerra, poderiam ter facilmente satisfeito todas as necessidades da humanidade no planeta (construindo hospitais, escolas, recursos...)."

"Desde então, tenho observado a humanidade a preparar a sua própria extinção. Vi os recursos preciosos e finitos serem continuamente desperdiçados e destruídos em nome do lucro e do livre mercado. Vi os valores da sociedade serem reduzidos a uma artificialidade baixa de materialismo e consumo irracional. E vi o poder monetário, controlar a estrutura política de sociedades supostamente livres."

"Hoje, tenho 95 anos e receio que minha postura e disposição seja a mesma de 75 anos atrás.

E essa m*rda precisa acabar.”


Jacque Fresco foi um autodidata projetista industrial, engenheiro social, escritor, professor, futurologista, inventor que trabalhou numa grande variedade de áreas desde inovações bio-médicas a sistemas sociais totalmente integrados.

Nascimento: 13 de março de 1916, Brooklyn, Nova Iorque, Nova York, EUA

Faleceu em 18 de maio de 2017, Sebring, Flórida, EUA

 Fonte: https://www.olibertario.org

Um ótimo final de semana!

J. R. M. Garcia