quarta-feira, 15 de março de 2023

ESTADO ANÁRQUICO - Garcia -

 

 COMO CHEGAMOS


ESTADO ANÁRQUICO

Como "chegamos" até aqui ?
Quero explicitar: de que maneira livramo-nos com um Império para sustentar, a  abolição da escravatura, as várias tentativas de ocupação de nosso solo, as guerras internas que, de tantas, nem me lembro os nomes.
Como "chegamos" até aqui ? 
A formação geopolítica  de nossa civilização pontuou parte nos estados de Rio Grande do Sul, parte do Paraná, parte de Santa Catarina, parte no Rio de Janeiro, parte em Minas Gerais , parte do litoral  da Bahia,  nordeste , parte pequena da Amazônia. 
Todas estas áreas ocupadas por nada que se pareça uma nação.
"A  teoria social e movimento político, presente na história ocidental do sXIX e da primeira metade do sXX, que sustenta a ideia de que a sociedade existe de forma independente e antagônica ao poder exercido pelo Estado, sendo este considerado dispensável e até mesmo nocivo ao estabelecimento de uma autêntica comunidade humana."
Percebem ? 
Sempre "parte" dos Estados da UNIÃO. Nunca por razões de sermos um território que inspirasse a colonização. O única razão objetiva, talvez seja Minas Gerais que, com a busca de ouro e diamantes, acumulou uma população de imigrantes enorme, que, afinal, tornou-se legitimamente "brasileira". Sempre saudosos do mar.
A inspiração da aqui nascente colonização , foi sinalizar em mapa dos chamados tratados. Ninguém assinou este tal tratado das Tordezilhas e ninguém teve a coragem para a empreitada. 
Enfim. 
Somos uma raiz sem amor a pátria, cuja colonização ainda está sendo feita, odiamos os aguerridos, os destemidos, somos todos uns alambazados, abrutalhados, asselvajados, grosseiros e, daí, a gerar um homem de caráter, é muito difícil.
Chegamos aqui e permanecemos.
Cada vez parece ser mais fraco do Poder do Estado.
Mas vamos continuando. 

Obrigado por ler-me.
Abração em todos. 
J. R. M. Garcia.