quinta-feira, 9 de março de 2023

SETE - Garcia -

 SETE

DE ONDE VEIO ? 

POR QUÊ VEIO ?
Sabia que ele era excelente mecânico. Antecipando ao tempo, ia com os fregueses para dar assistência. Era prático. Se os desarranjos no veículo buscado fossem simples ,   lá mesmo, na estrada,  arrumava as peças levando-as. Ao contrário ,se possível, puxava estes em com uma junta de bois. 

Magro, altura mediana, casado, sem filhos. Provavelmente, ele teria uns quarenta e poucos anos. Eu, uns vinte e poucos. 

Esqueci de explicar.

Este era SETE. 

Não sei de onde veio;  a quê veio para cá. O que sei é que diziam conhecê-lo por SETE e, logo a seguir, elogiavam sua condição de mecânico. No torno, muitas vezes, confeccionava peças.  

SETE era apaixonado por sua companhia. A época uma  "harley davidson" impecavelmente limpa e pronta para corrida. Não havia "corridas" naquela pequenina cidade de ruas que nem asfalto possuía, mas ele imaginava assim. Afinal esta moto era seu escudo frente a vida, imagino eu. 

Um dia de festa. 

Chamavam bailes. Fiquei esperando SETE para ir com ele embora até o baile acabar. 

Quando acabou, a música parou , vi que SETE estava completamente bêbado. E já a maioria dos conhecidos haviam desaparecido para pedir uma carona.

Com certa ansiedade fugi de SETE, mas ele encontrou-me, pois dava urros na moto como se fosse um touro. Todos, com ódio e na poeira, disferiam protestos as dezenas. O baile houvera e as luzes se apapagaram. O alvoroço de SETE agora era para ir com ele. Pensei: "Se cairmos não morrerei. Mas se vou a pé chego em casa de dia. Sujo de pó já estou. "

O clube onde fomos ao baile era talvez uns três quilômetros. Fizemos todo o trajeto desviando perigosamente de veículos no cascalho. Quando ele parou, para que eu descesse, fiquei mudo e tremendo todo corpo.

Na semana não fui em sua Oficina.

Ele passou em casa e chamou-me para ir a  partida. Toda cidade adorava a "rodada dos dois timões da cidade". Não quis. Ele foi, convidado por um vizinho. Mas  foi para o "campo de aviação''. Enquanto a partida se desenvolvia, SETE mergulhava e passava rasante sobre o campo assustando a platéia que assistia o jogo. Quando em um destes mergulho o chão tremeu. Fiquei gelado. tremia como na noite do baile.

Meu vizinho, foi hospedado em uma clínica com longa recuperação e teve lesões permanentes.

OBS:

Penso que de fato ele queria morrer, pois seu sepultamento  precisava de muita gente. 

Obrigado por me ler. 

Garcia.