sexta-feira, 11 de julho de 2014

= E VOCÊ ? =





Você já tentou pegar a sombra? Tentou guardá-la em uma caixinha?
       Eu já tentei. Não a sombra, mas um raio de luz, o quê, em princípio, é a mesma coisa.
       Muito novo, ainda criança de berço, pois lembro-me deitado em um, em uma casa onde morávamos -éramos muito pobres- um raio de luz passava pela fresta das telhas comuns e, curiosamente, um deles,  incidiu-me nos olhos. Pequenino, ainda inconsciente, tentei pegar este raio de luz. Passava pelas pequeninas mãos e não conseguia. Tentava, tentava e não conseguia evidentemente nada. Ele estava lá me acertando as faces. E somente fiz foi chorar.
       A que me remete estes pensamentos?
       Luz e sombra. Vemos o mundo por este jogo. Sem luz não há sombra e sem sombra não há luz.
     E aqui fico a penar: vivemos destas e nestas ambigüidades reversas. É nela que passamos todos os dias de nossas vidas.
       E vida é isso mesmo. Passado e futuro. Ontem e amanhã.  Aqui e ali. Lá e cá. E vamos indo.
       Nada de tentar deter o tempo.
     Isso é razão. Este é o lado menos sombrio da vida: a lógica. Esta lógica diferencia-nos dos animais irracionais, até certo ponto. E é, também, nosso sofrimento, nossas angústias, nossas tristezas, nossas ansiedades, nossas alegrias, nossas preocupações, nossas saudades. Mas é o único senso que nos pode manter neste mundo. A fora a razão somos loucos, estamos perdidos.
       Sem luz, não existe sombra. E sem sombra, não há a luz.
       Muita luz, nos ofusca. Sem luz nenhuma, nada vemos.
       Eu, desde aquela época, deixe de procurar o raio de luz.
     Conformado, também, deixei de tentar guardar as sombras.
       E você?
       Tenha um abençoado fim de semana.
       J. R. M. Garcia.