quinta-feira, 10 de abril de 2014

= PORQUÊ TENHO FÉ =



        Brevíssimo relato.
       Minha irmã, chegando agora aqui, e vendo o que eu estava escrevendo, “bateu-me à pau”.   
       “--Você tem fé porque foi batizado.” E saiu sorrindo.
       Não. Não é assim. Ela está errada. 
       Supostamente eu possua algum espírito científico.
       Ou não ?      
     Se assim é  -se não tenho uma interpretação racional do universo-  não vejo como ser-me-ia possível aceitar pensamentos como o de Darwin, idéias como a de Jung, entendimentos como o de  Nietzsche, explicações atéias com as de Bertrand Russel e, até mesmo, visões como a de Wagner e outras expressões artísticas. Compreendo-os e nem me é estranho o pensamento do paganismo grego e romano. De santo Agostinho, voltando a Sócrates, percorri muitos caminhos.   Mais. Teilhard de Chardin, vejo como injustiçado nos moldes que a Igreja Católica fez  –voto de silêncio-  deste magnífico espírito que antecipou a existência da web e isso determinou duas eras, como ele não previu.   
       Falo isso não para louvar-me, mas para alertar que sou um cultor liberal do pensamento livre nos moldes de Voltaire. Amo até o espírito daqueles que genuinamente combatem-me com ardor. 
   E assim, dito isso, aqui, busco explicitar em curtíssimas palavras “porquê tenho fé”.
     Deus é um ser destacado da Natureza. O “corpo” além do que nos cerca. Contudo, nem por isso alheio, além ou aquém. Sujeito do próprio Universo, mas inserido nele sendo sem ser. Vontade absoluta e única. Proeza inimaginável além de nós, mas em nós mesmos. Não somos seres privilegiados. Somos apenas seres de “Sua vontade”.
       Por isso tenho Fé.
       Tenham um excelente fim de semana.
       J. R. M. Garcia.