terça-feira, 18 de maio de 2021

ISSO É MUITO SÉRIO! (CRÔNICAS E CONTOS)

             

                                                ISSO  É  MUITO   SÉRIO!


              Gente !
            Já observaram a quantidade de pessoas que, em alguns horários, acumulam-se nas plataformas do metrô ? E na rua 25 de março ? E isso repete-se pelo mundo todo. O tráfego humano é imenso. Dia mais, dias menos, plataformas de esteiras rolantes terão o lugar de ruas como nos aeroportos. Seremos sim, transportados como "pacotes" respeitados os limites humanos da mercadoria, a qual seremos nós.
              Isso advém de que ? Por que é assim ?
       Aqui, para entender isso, é necessário algum entendimento sobre Malthus e Darwin, ambos conhecedores inconteste deste fenômeno. 
          "Em 1838, Darwin leu o trabalho de Thomas Malthus, em que o autor fazia relação entre o aumento da população humana e a fome. Segundo Malthus, a população crescia em progressão geométrica, enquanto os alimentos, por sua vez, cresciam em progressão aritmética. Isso, com o tempo, levaria a população à fome."
         Após a leitura, Darwin fica chocado e em grande meditação  modifica seus textos em "A origem das Espécies", obra até hoje insuperável e cola suas observações:
 Darwin concluiu que, nas outras populações de seres vivos, o tamanho populacional não aumentava como acontecia com os humanos e que, de alguma forma, o meio impunha um limite nesse crescimento. Segundo Darwin, haveria uma luta pela sobrevivência” e apenas aqueles com características mais vantajosas poderiam sobreviver e reproduzir-se"
         Isso é textual e, por quê não é lembrado nestas "lutas" entre nações que, com ternos e gravatas e aviões na pista, cobram do Brasil a responsabilidades para ceder suas terras à produção de oxigênio ?
         Em uma crônica não é possível expandir uma ideia tão extensa e, por vezes, complexa. O que se tenta aqui é a popularização de nossos destinos neste planeta. Não se trata de polarização, mas sim de popularização de uma obra fundamental como a de Darwin.
         Sem as sugestões de Malthus e as previsões de Darwin, iremos a fome.
         E depois, de vírus em vírus, iremos a guerra. 
         
                                      !!!!!!!!!!!!!!