segunda-feira, 31 de maio de 2021

"O QUE É A FELICIDADE ?" (CRÔNICAS E CONTOS)

 O QUE É A FELICIDADE ?

É um Blog com pretensões de refletir e sugerir novos paradigmas sem, contudo, esquecer as memórias de nossas vidas, porém superando falsos tabus.

                Ao se falar de Clarice Lispector toda cautela é pouca, eis que é um ícone justificado das letras pátrias. Elogios seriam poucos. Morta precocemente por uma doença maligna, teve tempo, ainda, de marcar seus pensamentos e reflexões por toda eternidade, em uma época que as mulheres não tinham espaço cultural nenhum. 
               Que se não me venham a impregnar-me com o alcunha maldito de quem "está procurando cabelo em casca de ovo". 
                   Por mais que eu busque na memória, não consigo conceituar ao que seja FELICIDADE.
                Todo mudo fala desta dita cuja "FELICIDADE" que, como digo, é uma busca disseminada pelo  planeta inteiro. A ciência não explica. As religiões não a definem. As seitas fogem da palavra. os sábios emudecem. 
                    Clarice, com todo respeito, indica na pergunta, "Ninguém pergunta se você é feliz."
                    E é verdade. 
                    Ninguém. 
                 A única resposta que vi sobre o assunto, foi de um paralítico em Ituiutaba, o qual somente podia mover a cabeça. A resposta foi rápida e liquidava a questão:
-----João, o quê é a felicidade ?
                   Ele respondeu sem meias palavras:
-----Para você eu não sei.... Para mim seria voltar-me na cama para ambos lados sem auxílio das pessoas. 
               Assim a felicidade é tão relativa, tão mínima e as vezes tão intensa, tão imensa que não saberemos, talvez, nem para nós mesmos. 
                    Aproveitem a semana. 
            J. R. M. Garcia.