sexta-feira, 14 de maio de 2021

QUAL O PARADIGMA ? (CRÔNICAS E CONTOS)

QUAL  O  PARADIGMA  ?

    Somente para lembrar:  "PARADIGMA é padrão, modelo, exemplo, protótipo, referência, regra, norma, arquétipo, molde." 
    Aqui, nem quero falar do "padrão, modelo, exemplo, protótipo, referência, regra, norma, arquétipo, molde" de uma família. Não. Isso seria exigir muito. Nesse "rolo" de TRANSIÇÃO, seria loucura pedir que alguém tentasse definir com protocolos, normas, regras, etc., o quê seria a ideia de família. A não ser que estivesse criando cães, aí se poderia com estes dóceis animais uma espécie de conduta, onde toda matilha se inspirasse. Mesmo assim haveria trânsfugas.  
    Logo, ao falar de família -sobre tudo nesta época- é muito arriscado. Mormente quando se vê dos poderes da república, exemplos de bandidos, ameaçando com ordem de prisão os que nunca dantes tiveram seus nomes embaraçados. Hoje estamos arriscados a apontar o dedo para uns e vermos que nós mesmos estamos em culpa. Ou pior: em risco.
    É aquele caso de espantarmo-nos com o comportamento do vizinho e, depois, verificarmos que estamos fazendo o pior para nós mesmos e para a comunidade. 
    Óbvio que não sou  Pastor e, se fosse, não teria o quê dizer. 
    A franqueza desespera.
    A condescedência destrói o ideal.
    A anuência leva a frouxidão.
    A inação leva a loucura. 
    Daí vai... Ao final, é quase impossível solicitar algo ou recomendar lá o que seja.
    A Lei descoberta e anotada por Darwin, não é um protocolo. Não. É como a gravidade.            Apenas sugere, mas está presente em todos os  tempos, em qualquer lugar. Invisível, mas perene. Ou adaptamos a realidade do universo ou pereceremos
    Por convicção não creio que pereceremos. 
Já dever existir um arquétipo de PARADIGMA em formação da "família" do futuro. 
    Um bom fim de semana a todos. 
        J. R. M. Garcia.