quarta-feira, 5 de maio de 2021

QUEM BRIGOU COM DEUS ? (CRÔNICAS E CONTOS)

 

QUEM  BRIGOU  COM   DEUS ?


                Consta na obra maior da biógrafa de uma excelente escritora americana, que São Lucas, o extraordinário médico contemporâneo a Jesus, não gostava de Deus. 
             Disso não sei detalhes. Sei que o redator de um dos quatro evangélicos dados como orientadores da Igreja Católica, um deles, é o de São Lucas. Uma obra pesada, da mais alta responsabilidade, pesquisa e ensinamentos. São Lucas era culto, frequentador dos mais altos centros médicos da época e responsável por uma elite de clientes poderosos, os quais muitas vezes confundia o médico com a doença. 
                  Dizem os historiadores que São Lucas teve mortos em uma única semana sua mãe, sua irmã e sua amada mulher. Não sei os detalhes destes falecimentos e ou se elas eram suas pacientes. Na verdade, foi assim que se  deu e, com o peso de seu nome, revoltado após estas percas simultâneas, São Lucas rompe com Deus. Declara-se ateu. Para ele, em sua bandeira, se afasta de Deus. 
                Chocante e chocados, aqueles que com ele conviviam, a fé de um homem santo acabara. 
                       Por razões que não conheço, o evangelista volta-se novamente a Igreja e, sem encontrar-se com Jesus, ergue em uma obra gigantesca em um dos quatro pilares sobre os quais firma-se a fé católica. 
                        Por quê ?
                      Não sei. Razões existiram para convencer este homem extraordinário, de grande educação e cultura, a converter-se novamente a fé cristã. 
                      Nesta época de tanta amargura e sofrimento, se  apenas  uma criatura sentir-se consolada por esta cronicazinha, já é o bastante. 
                        Um fato bizarro e inarrável, mas de todo distante, deu-se hoje comigo e, sem pensar, vim até aqui falar a você. 
                        Abração a todos. 
                        
                         J. R. M. Garcia.