terça-feira, 24 de maio de 2022

ENCONTRAR-SE - (CRÔNICAS E CONTOS)


ENCONTRAR-SE

"Mas porque o humano não penetra no seu próprio ser, que está tão perto? Ele está disposto a ir à Lua, está disposto a ir a marte ou qualquer lugar! Está disposto a ir às estrelas, mas não a entrar no seu próprio ser. Porquê? Deve existir alguma razão profunda por trás disso.

A razão é que para entrar dentro de si mesmo vai ter que se perder. E a pessoa tem medo de se perder. A pessoa apega-se, quer continuar a ser como já  é.

Essa pessoa não quer perder a sua identidade. É uma identidade bastante fraca e, além disso, falsa, mas, ainda assim, é melhor do que nada. É essa a lógica humana.

Não sabemos quem somos, por isso apegamo-nos ao corpo, à mente, a tudo o que nos foi dado, aos condicionamentos - católico, evangélico, comunista, hindu, muçulmano.

Apegamo-nos a tudo o que nos impuseram, porque nos dá a sensação confortável de que nos conhecemos: «Eu sou comunista», e isso torna-se o meu autoconhecimento. «Eu sou católico», e isso torna-se o meu autoconhecimento. «Eu sou indiano», «Eu sou alemão» - isso torna-se o meu autoconhecimento.

 Osho,

Inocência, conhecimento e deslumbramento

Uma boa noite!

J. R. M. Garcia