sábado, 6 de fevereiro de 2021

GENTE ! MAS QUE PREGUIÇA ! (CRÔNICAS E CONTOS)

                                          GENTE ! MAS QUE PREGUIÇA !!!!!


                    Sabe o quê fiz com essa bendita preguiça ? Fui a um psiquiatra. 
                    Em lá chegando, pouco vi além de uma senhora, que foi logo atendida. Pinturas expostas pela parede que, a mim, pareceram-me de horrível gosto. Pontualmente veio o psiquiatra, que eu não conhecia, de uma porta. Cumprimentou-me discretamente, sem nem uma empatia. Retribui igualmente. Sugeriu-me em um gesto que entrasse. O que atendi, adentrando-me ao que parecia um escritório. 
                    ---Sente-se por favor.
                    ---Obrigado. 
                    Ficamos em silêncio por uns cinco minutos. Talvez mais que cinco minutos. 
                    ---O senhor tem alguma indicação de alguma pessoa para procurar-me ?
                    ---Não. É que vi os efeitos de um vizinho meu que esteve aqui. Ele melhorou muito..." Vi que ele anotou. "Pensei: "Certamente anotou na sua ficha que eu teria vindo ali sem nenhum rumo". 
                    Assim, sem mais rodeios, êle perguntou-me :
                    ---E o quê leva o senhor a procurar-me ?
 Levantei os olhos, olhei para seu rosto bronzeado, cabelos ralos e respondi  com igual ânimo:                                     ---Posso deitar-me neste sofá ?
"Pensei. Que besteira eu disse...Nem tendo planejado não seria sido resposta mais idiota. Constrangedora. "
 E imediatamente  acrescentei o quê foi mais idiota ainda: "Brincadeirinha." E sorri. Fiquei com ódio de mim nesta hora. Besteira sobre besteiras. 
Ele olhou-me de um modo estranho. Bem nos olhos e cruzou as mãos sobre a mesa.
Continuou olhando-me sem nada dizer. Por meu lado fiquei em silêncio com medo de falar mais besteiras. Finalmente, ele rompeu com a longa pausa silenciosa. 
                    ---Se o senhor estiver muito cansado pode deitar-se sim. Do contrário podemos conversar mais um pouquinho ?
                    Pensei : "Puta que pariu ! Que merda...Agora excedi em besteirol....Vou correr daqui. Já estou transpirando...Esse médico vai chamar a polícia aqui. "
                    Falei abruptamente ;
                    Doutor, peço-lhe mil desculpas. Devo estar sofrendo das faculdades mentais. Preciso sair daqui. 
                    Peguei a bengala - o que fez o jovem médico já espantado dar um passo atrás - e saí do consultório quase correndo.
                    Deixa a preguiça onde ela está. Ficar velho é assim mesmo.
                      
                    J. R. M. Garcia.