terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

TRISTE (Crônicas e Conto)

                               TRISTE 

  Não quero falar de politica.

Certa feita, em passado que vai ficando cada vez mais remoto, fiz o propósito pessoal de não escrever mais sobre política nacional. Estava revoltado demais com tudo que acontecia no país. Não adiantou. Envolvi-me mais diretamente nas lides políticas de então, e vim a exercer cargos como Secretaria da Administração, Chefia de Gabinete do Prefeito e, no fim, presidi por anos o departamento de transporte do município de Ribeirão Preto, onde implantamos várias linhas de trólebus na cidade, o que Palocci, aquele espírito do mau destruiu e fez para os cofres do partido (PT) “bela contribuição".

Desde muito novo, quando o General Castelo Branco tomou o timão deste país livrando-o do comunismo de Jango, eu já vinha sofrendo como estudante de Direito, morando por “republicas” de segunda ordem, e , por acaso eleito para presidente da FURP (Federação Universitária de Ribeirão Preto ), entidade que congregava todos universitários, através dos Centros Acadêmicos locais. Era uma espécie de cúpula da cúpula. Esta entidade foi dissolvida pelo Exército e eu punido com pena administrativa onde, nos corredores da caserna Rubem Cione, um advogado honorabilissimo, sem qualquer mácula, resgatou-me para seu escritório , sob o título de ser seu aluno da Faculdade, o que era verdade.

Daí minha gente, meus amigos, minhas experiências não foram agradáveis com “política”.

Um último palpite.

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de cinco dias para ... da Operação Lava-Jato envolvendo a Petrobras.”

“ 2 de fev. de 2021 — O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu 10 dias de ... Arthur Lira (PP-AL), explicar sua decisão de anular a inscrição do bloco de ... do bloco, mesmo após o meio-dia da segunda-feira, prazo limite para o registro. ... Petrobras: troca de comando eleva percepção de risco e gera ... “

Lincoln, estadista americano, certa feita foi indagado: “O senhor não tem obras escritas sobre a democracia. Afinal, qual é o regime ?” Ele respondeu: “Sou republicano constitucionalista.”.

O que vai além não lhe dizia respeito, pois o mundo da política é universal. Se a Magistratura envereda por estes rumos ela se torna frágil, débi, incapaz de julgamentos sóbrios.

Boa semana.

J. R. M. Garcia.



.