sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

SEXTAR (CRÔNICAS E CONTOS)

 



SEXTAR


        Este termo ou esta palavra, foi criada pela jornalista e apresentadora de TV “Monalisa”, da CNN. Muito bem humorada, ela ensistiu neste vocábulo simpático e de fácil pronúncia, para expressar o quê na verdade é o dia da semana que vem depois de quinta feira e antes de sábado. Ou seja, a “sexta-feira”.

        Digamos que a sexta-feira seja o último dia útil da semana, onde os pequenos sonhos despertam como que vindos dos plantões de nosso espírito. “Será que a verei ou o verei ?” Sonhos tolinhos como os de colegiais. “Aquele joguinho que comprei, vou tentar ativá-lo. Será que dará certo?” “Nossa ! Quero chegar em casa e colocar os pés na água morna, ver TV e não fazer nada...” “Não vou mais atender telefone...Não aguento mais a voz humana.” “Vou ver se acabo estes papeis que estão à mesa e mato uma hora de serviço e me vou...” “Ufa...Enfim somente mais esta tarde e estou livre...”

    Que bom é a sexta feira sem planos específicos algum.

    Concorda ? !

    Levantar depois das dez horas. Comer um pão com manteiga e beber café, para os fumantes o primeiro cigarro, para os mais cansados nem banho, ver TV, não se ocupar com o micro. Telefone nem pensar.

    A palavra acima é do verbo “sextar”

    Pode-se conjugar em todos os tempos. “Eu sextei” , “você poderá “sextar” ir por aí.

    Fica aí uma observação a aqueles que conseguiram expectar uma ambiência sutil do gênero humano.

    Assim, meus amigos, já me vou “sextar” porque o dia já está começando a findar.

    Bom fim de semana.

    J. R. M. Garcia